Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 21 de julho de 2021

D. Maria II. De princesa brasileira a rainha de Portugal





Fazer uma visita cultural é sempre um bom pretexto para sair de casa e por isso decidi, nas minhas férias, tirar um dia para ir com a minha mãe, visitar o Palácio da Ajuda, pela 2a vez, e visitar também a exposição D. Maria II. De princesa brasileira a rainha de Portugal. 1819-1853, patente no mesmo palácio. 

Gosto muito de história e consequentemente tenho preferências por algumas personagens da nossa história e Dona Maria II é uma delas.

Visitar o Palácio da Ajuda para mim, é sempre um prazer e um deslumbramento. Gosto de percorrer aqueles corredores aveludados e de ver toda aquela riqueza e elegância.
Encontrei um palácio em melhor estado, em relação à última vez que o visitei, o que me deixou bastante satisfeita. 

 

Visitar o palácio foi um bom pretexto para visitar a exposição de D. Maria II que já estava patente desde o dia 26 de maio. Trata-se de uma exposição organizada pelo Museu da Presidência da República que recorda a vida e o reinado desta rainha.

Aqui estão expostas várias peças, como objetos do quotidiano, quadros e documentos que evocam a biografia da rainha.

Foi rainha aos 15 anos, mãe de 11 filhos e morreu ao dar à luz o seu 11.º filho aos 34 anos.
O seu reinado foi um pouco atribulado, com sucessivas revoluções, pois foi a primeira rainha constitucional do nosso país.

A exposição não é muito grande. Gostei da exposição, é curta mas informativa.

Não posso deixar de referir que adorei ver as várias joias pessoais de D. Maria II, a sua Coroa Real, o mobiliário, assim como as vitrinas dedicadas à troca de correspondência entre a rainha e seu pai, entre outras figuras.