"O destino não é coisa que se saiba pelas sinas, nem obra do acaso, nem artes para adivinhos ou leitores de palmas de mão, nem nada que se modifique com caprichos da fatalidade. O destino de cada indivíduo neste mundo está por cima do seu próprio caso pessoal". Almada Negreiros, in "Ensaios"
Pesquisar neste blogue
terça-feira, 18 de novembro de 2025
terça-feira, 9 de setembro de 2025
Bacalhôa Buddha Eden
Resolvemos fazer um passeio em família ao mais belo jardim do país, que é também considerado o maior jardim Oriental da Europa: o "Bacalhoa Buddha Éden - Quinta dos Loridos."
Com uma extensão de 35 hectares, o Bacalhôa Buddha Eden foi criado em protesto contra a destruição dos Budas Gigantes de Bamyan (Afeganistão), um dos maiores atos de terrorismo cultural de que há memória! Joe Berardo é um colecionador compulsivo, podemos ver isso em todas as suas exposições e este espaço, sempre em crescimento é mais um dos exemplos disso.
Nós fomos depois do almoço e passeamos pelo jardim até à hora do fecho. O parque dispõe de um Comboio Turístico que proporciona uma visita mais confortável. O percurso de comboio tem 3 estações onde podemos entrar e sair para explorar os recantos do jardim. Não andamos a correr e conseguimos explorar todo o parque de forma tranquila e relaxante.
Ao longo do percurso vimos inúmeras estátuas de Budas, Pagodes, Terracota e várias outras esculturas que se encontram harmoniosamente entre a vegetação do jardim. A dimensão das estátuas é o que mais impressiona.
A escadaria central é um dos pontos principais do jardim, onde os Budas Dourados nos dão as boas-vindas. No centro do jardim existe um lago artificial onde podemos ver os peixes koi e atravessar uma ponte. Há também um espaço enorme dedicado ao continente Africano.
É sem dúvida um jardim monumental, com características únicas no nosso país e que nos proporciona uma viagem a outras culturas, nomeadamente a oriental. É um passeio que vale a pena fazer.
quarta-feira, 11 de junho de 2025
Passeio de Barco nas Portas de Ródão
Foi um passeio de 1 dia que incluiu passeio de barco e almoço.
Embarcamos no cais fluvial de Vila Velha de Ródão e navegamos pelo Rio Tejo cerca de 50 minutos, passando pelas emblemáticas PORTAS DE RÓDÃO, consideradas Monumento Natural Nacional.
As portas consistem em duas paredes escarpadas, cada uma com cerca de 170 metros de altura, que funcionam como portas e como uma passagem mais estreita. Aqui encontra-se a maior colónia de grifos do país, que conseguimos avistar facilmente. É realmente uma beleza natural impressionante.
O resto do passeio serve para apreciar as margens do rio assim como toda a paisagem envolvente.
O mais surpreendente é a tranquilidade que se sente. É sem dúvida um passeio muito bonito pela natureza.
O almoço foi simples e saboroso.
No final do passeio de barco fomos visitar o Castelo do Rei Wamba e a sua torre de menagem (a única parte restante). No cimo também existe um miradouro que tem uma vista privilegiada para o Rio Tejo.
Foi um dia interessante e bem passado.
segunda-feira, 19 de maio de 2025
Passadiços do Mondego
Conhecer os passadiços do Mondego já estava na minha lista desde de 2022, altura em que foram inaugurados. No entanto, nunca surgiu a oportunidade até este ano, em que decidi juntamente com umas amigas, ir até à Guarda percorrer os famosos passadiços.
Para fazer o trilho é necessário adquirir um bilhete com antecedência, exclusivamente online (tickets.visiteguarda.pt) que custa 2,5€ por pessoa.
Os passadiços estão integrados no Parque Natural da Serra da Estrela e no Estrela Geopark Mundial da UNESCO. O percurso estende-se entre a Barragem do Caldeirão e a aldeia de Videmonte. Nós optámos por iniciar a caminhada junto à barragem do Caldeirão, pois é oficialmente o sentido recomendado.
São 12 km de caminhada sempre junto às margens do rio Mondego e afluentes com paisagens de cortar a respiração. O percurso aproveita cerca de 5 km de caminhos rurais já existentes (a maioria em terra batida) que vão intercalando com os 7 km de passadiços. É fascinante a dimensão do passadiço!
A caminhada ao longo dos passadiços é uma verdadeira imersão na natureza, pois ao longo do trajeto, podemos ver cascatas, pequenas lagoas e rochas impressionantes.
Existem poucas sombras, por isso não é aconselhável ir com muito calor e os locais para descanso ou piquenique também são escassos, no entanto, existem casas de banho, a meio do percurso.
Levámos almoço e conseguimos um spot fantástico improvisado à beira do rio.
O percurso é considerado de dificuldade média, que com o calor poderá se tornar de dificuldade elevada. É necessário ir com algum preparo físico, pois o mais difícil foi mesmo subir e descer tantos degraus. Mas no final de tudo, apesar de todo o esforço, não há a menor dúvida que valeu bem a pena.
O regresso ao inicio, foi feito de taxi, que contratamos no final, pois já não havia pernas para voltar a pé!!
Subscrever:
Mensagens (Atom)

