Depois de 2 anos de pandemia finalmente senti-me à vontade para explorar novamente o mundo de mochila às costas, como antigamente.
Desta vez escolhemos a Turquia por ser um país imenso e à medida que íamos lendo mais sobre ela, a lista de locais a visitar ia aumentando.
A Turquia é um dos poucos países do mundo que abrange mais do que um continente, 96% do seu território é asiático e 4% europeu. É um país cheio de história pois foi o berço de muitas civilizações e viu nascer e morrer mais do que um império, havendo sempre algo novo para explorar e uma multitude de segredos por desvendar.
O nosso roteiro foi de 15 dias pela Turquia, onde fizemos a maior parte das viagens de bus, no entanto, voamos de Istambul para a Capadócia. Usamos muito as rodoviárias que se chamam "Otogar", pois é um meio de transporte barato e que funciona muito bem.
O roteiro:
Istambul – Capadócia - Fethiye - Pamukkale - Selçuk (Eféso) – Istambul
1 - ISTAMBUL E OS SEUS BAIRROS
Não é a primeira vez que visitei esta cidade, mas se há locais onde não me importo de voltar, Istambul é seguramente um deles pois é uma cidade fantástica. É sem dúvida um ponto de paragem obrigatório em qualquer roteiro da Turquia.
Antiga Bizâncio e Constantinopla, Istanbul situa-se no estreito entre o Mar de Mármara e o Mar Negro. Esta cidade é conhecida como o ponto onde o oriente encontra o ocidente, tanto geograficamente como culturalmente.
Istambul é uma cidade grandiosa com imensas coisas para ver e viver.
SULTANAHMET
Nós ficamos aqui alojadas pois é aqui onde se concentram a maior parte das atrações para ver. É a parte mais antiga de Istambul e o coração da antiga Constantinopla. Fica no lado Ocidental...
Aqui visitamos:
✔️Blue Mosque
✔️Hagia Sophia
✔️Mesquita Süleymaniye
✔️Grand Bazaar
✔️ Arasta Bazaar
✔️Spice Bazar
✔️Yerebatan Sarayi - a Cisterna da Basílica
✔️ Gulhane Park
TASKIN &BEYOGLU
Fica do lado Ocidental e tem igualmente muitos sítios para visitar...
✔️Ponte de Galata
✔️Taskin Square
✔️Caminhar pela Istikal Street
✔️Bairro Beyoglu
BESIKTAS
Está do lado Ocidental. Nós gostamos muito daqui... pois tem muitos restaurantes, cafés e bares com muito bom ambiente! É vibrante, com muita gente jovem e bonita!
Dicas em Besiktas...
✔️Besiktas Bazaar
✔️Andar pelas ruas super movimentadas e perceber o modo de vida dos turcos
PASSEIO PELO ESTREITO DE BÓSFORO
Nós apanhamos um ferry e fomos de Eminönü ate Besiktas pelo Estreito de Bósforo.
Noutro dia apanhamos outro ferry de Eminönü até Kadikoy, o lado asiático e atravessamos o mar de Marmara.
Das 2 vezes a viagem foi feita ao fim do dia e no regresso a Eminönü vimos o por-do-sol na linha da cidade sobre as suas cúpulas e mesquitas. Foi um momento muito bonito! assistir ao pôr do sol enquanto se navega pelas águas do Bósforo, com a Europa de um lado e a Ásia do outro, é simplesmente inigualável.
Pode-se fazer este percurso num cruzeiro mas escolher os ferries públicos para além de bons e acessíveis são eles próprios uma parte integrante de Istambul.
Istambul é uma cidade enorme, frenética, cheia de contrastes e com imensos recantos para descobrir.
Ficámos aqui 3 dias mas seriam precisos muitos mais para a conhecer melhor.
Daqui partimos de avião para Nevsehir Airport (NAV) na Capadócia. Ter em atenção ao aeroporto pois existe mais do que 1 em Istambul e o engano pode acontecer!!....
2 - CAPADÓCIA
Chegámos à Capadócia com as expetativas elevadas e estas não foram defraudadas pois esta região tem uma paisagem muito diferente de tudo e isso deve-se a fenómenos geológicos de erosão ao longo dos anos, esculpindo as rochas em variadas formas. E por isso é Patrimônio Histórico Mundial da Unesco.
A região tem um cenário único e belo, diferente de tudo e muito surpreendente.
Ficámos na cidade de Gorëme alojadas no Olivia Cave Hotel que recomendamos. Aproveitamos os 3 dias que aqui ficámos para conhecer bem a região.
A Capadócia é muito provavelmente, o lugar mais popular do mundo para fazer um passeio de balão de ar quente e nós não podíamos deixar de o fazer.
A experiência não é barata mas vale a pena pois andar de balão foi magnifico!! Um verdadeiro sonho!! Todos os dias mais de 50 balões decolam, sempre ao amanhecer, por volta das 5h da manhã, pintando o céu da capadócia em variadíssimas cores. A experiência durou cerca de 1h e entrou para aquelas coisas inesquecíveis que fiz na vida. Do balão vimos os maravilhosos vales e paisagens com as suas rochas peculiares que até parece que estamos noutro planeta.
No outro dia optamos por ver da terra os coloridos balões a pintarem de mil cores os céus de Gorëme e é também muito bonito mas a sensação não é de todo parecida.
Esta região também é conhecida pelos vestígios deixados pelos primeiros cristãos que a habitaram, em rudimentares habitações escavadas na rocha macia, e as suas igrejas decoradas com frescos. Visitamos o Open Air Museum, o local que era o centro da antiga comunidade cristã da região, com impressionantes frescos pintados nas igrejas escavadas na rocha.
Fizemos também um tour - Green tour, que inclui viagem de autocarro, almoço e visita a vários locais de interesse como a cidade subterrânea - Derinkuyu, o Vale de Ihlara e o Mosteiro de Selime.
Ao final dos 3 dias fomos de bus noturno de 12h para o sul da Turquia - Fethiye.
3 - FETHIYE
A região do mediterrâneo da Turquia é surpreendente. Considerada a Riviera Turca esta região tem praias fantásticas banhadas pelas águas quentes do mediterrâneo.
Nós escolhemos ficar em Fethiye mas a escolha não foi fácil, pois são tantas as possibilidades.
Fethiye é uma cidade muito agradável, vibrante, quente e com muitos turistas turcos. Passámos aqui 4 dias a relaxar e a mergulhar nas suas águas quentes.
Existem 2 sítios possíveis para ficar em Fethiye, uma delas é na parte mais turística, que se encontra próximo da marina e a outra é na Çalis Beach.
Nós optámos por ficar na praia de Çalis, que fica a 7km do centro de Fethiye. A praia é calma e muito agradável com um paredão cheio de restaurantes, hotéis e bares. Muito parecido ao nosso Algarve.
Nesta região os passeios de barco são famosos e nós não conseguimos resistir e fizemos o passeio de barco às 12 ilhas. O passeio tem duração de 8 horas, inclui almoço e visitámos várias ilhas e praias com direito a mergulho em todas elas. Foi um dia maravilhoso!
Noutro dia fizemos também outro passeio de barco mas desta vez na famosa praia de Oludeniz. Oludeniz é considerada a praia mais bonita da Turquia que fica entre montanhas que chegam aos 1900m de altura e que tem um mar azul turquesa incrível.
Esta praia fica a 16km de Fethiye e nós passamos lá um dia inteiro num tour de passeio de barco onde visitámos mais ilhas e praias e a famosa Butterfly Valley. Este vale que fica entre montanhas tem uma praia quase deserta de águas azuis e cristalinas e o seu nome deve-se ao facto de ficar repleto de borboletas nos meses da primavera e por isso é uma área protegida. Nele não existem construções, pois não são permitidas e a única forma de lá chegar é de barco ou de carro numa viagem sinuosa a contornar a montanha.
Vale muito a pena, pois é um verdadeiro paraíso na terra.
Queríamos muito ir também a Dalyan, a Kaş e a Bodrum, que são outras praias do sul, mas não tivemos oportunidade de lá ir.
Chegadas ao fim dos 4 dias despedimo-nos do sul e das praias e decidimos aprofundar melhor a parte mais histórica da Turquia e, por isso, seguimos para Pamukkale. Fomos de bus até Denizli que demorou 4,5h e de lá apanhámos outro bus para a vila de Pamukkale.
4 - HIERAPOLIS/PAMUKKALE
Pamukkale, era conhecida no passado como Hierápolis, uma cidade antiga construída durante o Império Romano, no século II a.C.
A cidade situa-se no cimo da montanha, hoje famosa e muito visitada devido às piscinas naturais. Na antiguidade, desde a época dos romanos, as pessoas escolhiam este local para se tratar, nas águas com grande poder medicinal, devido às propriedades terapêuticas destas fontes de água.
Por isso, eram consideradas um spa pelos romanos, ainda na Antiguidade, quando até Cleópatra se banhava nas suas águas.
Nós escolhemos pernoitar na vila de Pamukkale e no dia seguinte passámos o dia inteiro no parque, onde visitámos em 1º as ruínas greco-romanas e bizantinas da cidade antiga de Hierápolis, incluindo o seu anfiteatro que está muito bem conservado e que tinha capacidade para 12 mil pessoas.
Visitámos também o Museu Arqueológico, almoçamos no parque pois existe uma zona de restauração. Para além disso o recinto tem também bastantes locais para nos sentarmos à sombra (e que era bem preciso!!), sendo possível levar almoço.
Da parte da tarde visitámos os travertinos. Quando lá se chega a primeira impressão é que o branco da montanha parece ser neve ou algodão. Mas não, o branco que vimos é formado por águas termais que contêm cálcio e que emergem da terra a 35ºC formando terraços de calcário, que se chamam travertinos. É um dos fenómenos mais originais encontrados na natureza. Um lugar diferente de tudo que já vimos...
Hoje o parque é protegido e para aceder à zona dos travertinos é proibido andar calçado e apenas se pode entrar em algumas piscinas.
Pamukkale é sem dúvida uma das mais belas paisagens naturais da Turquia. Daqui fomos para Denizli e apanhamos um autocarro para Selçuk.
5 - SELÇUK/ÉFESO
Selçuk é uma cidade pouco conhecida que fica junto à costa do mar Egeu, e que pela sua proximidade à cidade antiga de Éfeso, serve de base para muitos turistas.
Escolhemos ficar alojadas nesta cidade para visitarmos as ruínas mas também para conhecer a costa ocidental da Turquia.
Aqui ficámos 3 dias, alojadas no Hotel Nicea que localiza-se no centro da cidade. Gostámos muito da cidade, pois é uma cidade pequena mas encantadora com poucos turistas, pois a maioria fica em Izmir ou na praia.
No entanto, Selçuk também tem algumas atracões que valem a pena como o Museu de Éfeso, as ruínas da basílica de S. João, onde se encontra o túmulo do Apóstolo e o pilar que resta de uma das 7 maravilhas do mundo antigo: o templo de Artemisa.
Num dos dias visitámos as ruínas de Éfeso, que ficam nos arredores de Selçuk a 2km e são um dos locais imperdíveis numa visita à Turquia.
A cidade foi fundada pelos gregos no século X antes de Cristo e floresceu durante o império romano tendo-se tornado a segunda maior cidade do Império, apenas atrás de Roma.
As ruínas apresentam um extraordinário estado de conservação, e da imensa cidade destacamos:
- O Teatro - que está em muito bom estado de conservação, e foi o maior teatro do mundo na época, com capacidade para 25 mil espectadores.
- A Biblioteca de Celso - concluída em 135 dc é a principal atração da cidade. O monumento impressiona pela fabulosa fachada em mármore e chegou a albergar 12 mil rolos de papiros. Ostenta colunas com dez metros de altura e tem na sua fachada as estátuas que representam a sabedoria por Sofia, o conhecimento por Episteme, a inteligência por Ennoia e a virtude por Arete, mas são elas, cópias das originais, que se encontram no Museu de Éfeso, em Viena.
- Rua do Porto - a principal passagem e entrada da cidade que desperta atenção, com 800 metros de extensão e hoje restam apenas 500 metros, com piso e colunas de mármore. Segundo a história, Éfeso recebeu a visita do imperador romano Marco António e Cleópatra que entraram na cidade, pela então Rua do Porto.
Visitar esta cidade é verdadeiramente deslumbrante pois é um lugar especial que faz-nos recuar aos tempos áureos do império romano. O único senão é que por ser Verão o sol e o calor era tão forte que se torna insuportável pois praticamente não havia sombras durante todo o passeio.
Aqui passámos cerca de 6h. No final da visita fomos à Casa da Virgem Maria.
Nas montanhas próximas de Selçuk e das ruínas da cidade romana de Éfeso, encontra-se uma casa na qual se crê, que foi a morada da Virgem Maria, mãe de Jesus: Meryemana, após a morte de Jesus.
A casa encontra-se no topo duma montanha. e para lá chegar não há autocarros, o que torna difícil a ida para lá. A única forma de lá chegar é de táxi, ao qual se aproveitam bem da situação. Nós tivemos que negociar com um táxi à saída das ruínas, que nos levou até lá, aguardou meia hora, o que é suficiente para uma rápida visita e levou-nos de volta a Selçuk.
Lá dentro, pode-se visitar a casa, mas não se pode fotografar, à saída pode-se beber água da fonte milagrosa e deixar os seus desejos num papelinho enfiado na parede.
Há ainda um pequeno recinto ao ar livre onde os grupos de peregrinos costumam celebrar missa.
Ninguém sabe ao certo se foi mesmo aqui que Maria morou, no entanto, sabe-se que ela esteve nesta região escondida, por isso vale a pena pela historia e pela simbologia do lugar.
No último dia, por sugestão do rapaz da receção fomos passá-lo na praia de Yoncakoy que fica perto da cidade. Apanhámos um bus para lá e passámos lá o dia inteiro.
Aqui o mar é Egeu e não é tão quente nem tão azul como o mediterrâneo, no entanto, as águas são igualmente cristalinas e muito pacificas que mais parece um lago do que uma praia.
No mesmo dia apanhámos um autocarro noturno de volta à cidade onde iniciámos esta viagem pela Turquia - Istambul e que demorou 8h.
Depois de 15 dias a viajar pelo país, a Turquia revelou-se um país extenso e de uma beleza fantástica com múltiplos contrastes. Ao longo desta viagem conseguimos fazer um pouco de tudo, praia, turismo de natureza e turismo histórico-cultural pois o país tem uma quantidade imensa de ruínas gregas e romanas espalhadas por seu território.
É um país limpo, desenvolvido e espetacularmente diverso com um povo simpático! Outro grande incentivo é que é um país barato, bem mais barato que a Europa em geral e com boa comida.
Viajamos por vários sítios e a melhor forma de o fazer é de autocarro. As viagens são relativamente baratas, os autocarros são novos e bastante confortáveis com hospedeiros que servem agua ou sumos e snacks em cada viagem. Ficámos fãs!
Fomos embora com uma ponta de tristeza em deixar este país, pois foi uma experiência incrível. A Turquia é sem dúvida um destino de viagem verdadeiramente interessante. A Turquia e os Turcos encantaram-nos!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário