Conhecer os passadiços do Mondego já estava na minha lista desde de 2022, altura em que foram inaugurados. No entanto, nunca surgiu a oportunidade até este ano, em que decidi juntamente com umas amigas, ir até à Guarda percorrer os famosos passadiços.
Para fazer o trilho é necessário adquirir um bilhete com antecedência, exclusivamente online (tickets.visiteguarda.pt) que custa 2,5€ por pessoa.
Os passadiços estão integrados no Parque Natural da Serra da Estrela e no Estrela Geopark Mundial da UNESCO. O percurso estende-se entre a Barragem do Caldeirão e a aldeia de Videmonte. Nós optámos por iniciar a caminhada junto à barragem do Caldeirão, pois é oficialmente o sentido recomendado.
São 12 km de caminhada sempre junto às margens do rio Mondego e afluentes com paisagens de cortar a respiração. O percurso aproveita cerca de 5 km de caminhos rurais já existentes (a maioria em terra batida) que vão intercalando com os 7 km de passadiços. É fascinante a dimensão do passadiço!
A caminhada ao longo dos passadiços é uma verdadeira imersão na natureza, pois ao longo do trajeto, podemos ver cascatas, pequenas lagoas e rochas impressionantes.
Existem poucas sombras, por isso não é aconselhável ir com muito calor e os locais para descanso ou piquenique também são escassos, no entanto, existem casas de banho, a meio do percurso.
Levámos almoço e conseguimos um spot fantástico improvisado à beira do rio.
O percurso é considerado de dificuldade média, que com o calor poderá se tornar de dificuldade elevada. É necessário ir com algum preparo físico, pois o mais difícil foi mesmo subir e descer tantos degraus. Mas no final de tudo, apesar de todo o esforço, não há a menor dúvida que valeu bem a pena.
O regresso ao inicio, foi feito de taxi, que contratamos no final, pois já não havia pernas para voltar a pé!!