"O destino não é coisa que se saiba pelas sinas, nem obra do acaso, nem artes para adivinhos ou leitores de palmas de mão, nem nada que se modifique com caprichos da fatalidade. O destino de cada indivíduo neste mundo está por cima do seu próprio caso pessoal". Almada Negreiros, in "Ensaios"
Pesquisar neste blogue
quarta-feira, 31 de dezembro de 2008
FELIZ ANO 2009
O Natal já passou, agora só falta a úlitma festa do ano, que é mesmo a passagem do ano para 2009! Deposito alguma esperança neste novo ano, pois espero que seja um ano com um pouco mais de sorte para o meu lado, com muita alegria, muitas viagens e que acabem as tristezas. Desejo também que seja um ano fantástico para todos em especial, para os meus familiares e amigos.
terça-feira, 23 de dezembro de 2008
FELIZ NATAL
No entanto, para mim, foi mesmo dificil proferir estas palavras no hospital esta semana, para alguém a quem o natal ia ser passado no hospital, na esperança e expectativa dilacerante de ver um sorriso ou de ouvir uma palavra do seu ser mais amado e que por isso, ia ser tudo menos feliz. Tive que pensar duas vezes, ou mesmo um infinito número de vezes, se havia de o dizer ou não, até que finalmente o disse e tive mesmo a consciência de que quando o disse estava a ser sincera. Por isso, chego à conclusão, que existem palavras e frases que realmente têm muita importância e apesar de terem um significado positiva, por vezes podem-se tornar como espetos a ferir a nossa pele ou pior a nossa digindade.
Mas apesar disto tudo, desejo a todos um FELIZ NATAL da melhor forma possivel, porque vou tentar fazer o mesmo.
domingo, 7 de dezembro de 2008
O novo hobbie
Já tive a 1ª aula e foi fantástica. Ainda não iniciei as pinturas, propriamente ditas, mas já fiz alguns esboços, e que não estão nada maus! Agora todas as semanas vou ter aulas durante o tempo que eu quiser. Vamos ver então quanto tempo é que dura! Mas até agora estou a gostar muito!
quarta-feira, 3 de dezembro de 2008
Blindness
Ontem fui ver o filme "Ensaio sobre a Cegueira" dirigido por Fernando Meirelles, baseado na obra de Saramago. Li o livro há já alguns anos e adorei e estava bastante expectante quanto à adaptação do livro para película cinematográfica, mas o resultado foi surpreendentemente positivo. O que mais me lembro do livro, foi o que senti na altura, a emoção que ele transmitiu e tal como no livro, o realizador conseguiu transpor toda essa emoção, para o ecrã. É extraordinário!
O que mais gosto no livro e que é bem visível no filme é a critica da condição humana e como nos comportámos perante as crises e o diferente. O filme reporta sobre a degradação da sociedade, os limites do ser humano, a falta de moralidade e o desespero atordoante. É muito profundo e faz-nos pensar.
Acho que pela primeira vez, não fiquei desiludida com adapatação de um livro para filme, o que acontece na maioria das vezes. Por isso, se alguém já leu o livro e está hesitante em ver o filme, o meu conselho é, vão ver o filme, porque vão-se surpreender pela positiva.
domingo, 30 de novembro de 2008
Mais um concerto
É verdade...mais um concerto! Mas desta vez não foi preciso ir a Lisboa ou ao Porto, ou a outro sítio qualquer. Sim, foi cá em Coimbra.
Pela 3ª vez assisti ao concerto do Sean Riley & The Slowriders. Banda de Coimbra com estilo folk e country, que já tinha visto há alguns anos atrás, no concerto dos Violent Femmes, e que na altura, me despertou algum interesse pela originalidade das musicas. E passados estes anos, já ganharam nome e estão numa digressão pelo país.
O concerto realizou-se no tagv e foi um concerto num estilo tranquilo, descomprometido e divertido ao mesmo tempo. Digamos que trata-se de 3 rapazes bastante talentosos, onde brilha a voz e a riqueza de instrumentos. Gostei muito do concerto e espero ir voltar a vê-los algures.
quarta-feira, 12 de novembro de 2008
Cut Copy
Amanhã à noite vou assisitir ao concerto de uma banda australiana fantástica no Lux em Lisboa. Promete ser uma noite em grande ao som da sua musica electrónica e indie rock. O concerto está esgotado, o que quer dizer que têm mais fãs do que julgava.
Para quem apenas conhece o seu ultimo album - In Ghost Colours - confesso que a minha expectativa é enorme. Mas tenho a certeza que vou dançar imenso e vou curtir bué o concerto. E é mesmo isso que estou a precisar, porque nestes ultimos dias tem sido apenas trabalhar, trabalhar e trabalhar. Nada melhor que um concerto de musica para nos espevitar e revitalizar, não acham?!
quinta-feira, 6 de novembro de 2008
Novos vícios
Então não é que dou comigo viciada num jogo de computador. É verdade! Mas digamos que não é um jogo qualquer... pois trata-se de um jogo de estratégia, ou seja, é nada mais, nada menos que o grandioso...Travian. Pronto, ok, talvez não seja tão grandioso assim.
Sinto-me uma criança novamente, mas agora que começei e me entusiasmei, já não há nada a fazer! Estou constantemente de volta daquilo, a aumentar a minha aldeia, a ver quem posso atacar, ou então, a arranjar estratégias defensivas quando me atacam. É uma curte... coisas das novas tecnologias. Bem ,agora já sabem, quando não estou a trabalhar, estou a jogar Travian. LOL...
sexta-feira, 31 de outubro de 2008
It´s Halloween
"Trick or Treat
Smell my feet
Give me something
Good to eat".
Era super divertido. Depois pelo meio havia sempre alguma guerra de ovos em que tinhamos que andar a fugir para não nos cair um ovo em cima... E as guloseimas eram fantásticas!!!
Está claro que tudo isto se passou, não cá em Portugal, mas sim no Canadá, onde passei toda a minha infância. Lá sim, o Halloween é uma tradição muito aguardada por todas as crianças e adultos e preparada com todo o rigor.
Aqui em Portugal, não faz muito sentido festejar este dia, pois não faz parte da tradição, no entanto, mais uma vez, esqueçemo-nos das nossas tradições e importámos outras que nada têm haver com a nossa cultura.
No entanto, confesso que recordo este dia com saudade...
sábado, 25 de outubro de 2008
Latada 2008
Hoje vai ser a noite para mim, com musica de Sérgio Godinho, Da Weasel e a conhecida Estudantina Universitária de Coimbra. Digamos que a noite, como sempre, promete!
sexta-feira, 17 de outubro de 2008
Antuérpia, Bruges e Amesterdão
Chegámos lá de noite, então foi só no dia seguinte que começámos a perscutar a cidade. Andámos pelas ruas e os canais, com as suas esplanadas fantásticas e apetecíveis.
Vimos as casas flutuantes dos canais. Incríveis! Intriga-me como conseguem viver naquela espécie de contentores.
Vimos os coffeshops...
Ah...e também fomos aos museus, claro! O Rijksmuseum, Van Gogh Museum e a casa de Anne Frank. Extraordinário!
E ainda tivémos tempo para apreciar a vida relaxante destes europeus que parece que andam sempre tão descontraídos e contentes. E questiono-me «Porque será?»
Bem, foram umas férias excepcionais e aconselho vivamente a visita a esta cidade tão singular.
quinta-feira, 16 de outubro de 2008
De volta
terça-feira, 30 de setembro de 2008
Brevemente...
quinta-feira, 18 de setembro de 2008
Mamma Mia!
terça-feira, 16 de setembro de 2008
Ano lectivo 2008/2009
sexta-feira, 5 de setembro de 2008
Encurralada
terça-feira, 26 de agosto de 2008
Into The Wild
segunda-feira, 25 de agosto de 2008
O Regresso
terça-feira, 19 de agosto de 2008
Ao volante pelo País Basco
Dia 4 - Atrevemo-nos e fomos até à França. Visitámos as praias locais, como Biarritz e St Jean de Luz. Muito sol e calor, mas como tinhamos um longo caminho pela frente, não deu para mergulhar naquelas belas águas do cantábrico, com muita pena minha. Mas valeu pelas vistas.
Dia 5 - Regresso a Portugal, portanto, uma longa viagem! No entanto, pelo caminho, ainda fizémos uma perninha a Salamanca. Mais uma grande cidade. Deixámos para trás Espanha e entrámos no nosso Portugalito, que tanto gostámos, mas que todas sabemos que pode ainda ser ainda muito mais!!
Bela viagem esta pelo País Vasco. Não acham?
segunda-feira, 4 de agosto de 2008
Festival Paredes de Coura 2008
sexta-feira, 25 de julho de 2008
Próxima Paragem
sexta-feira, 18 de julho de 2008
30 Anos
sábado, 12 de julho de 2008
Ver para Contar
De seguida, vieram os The Hives que também foram uma surpresa super agradável. Pois estes 5 rapazes suecos, todos vestidos de fatinho preto, comandados por uma caricata personagem, dominaram o palco durante todo o concerto, sempre com uma euforia e pose inigualável. Se a actuação de uma banda se medisse pela quantidade de suor nas camisas dos músicos, então os The Hives tinham dado o melhor concerto da noite.
sexta-feira, 11 de julho de 2008
The End
quarta-feira, 9 de julho de 2008
Optimus Alive 2008!
Vem aí um grande festival e a minha oportunidade de me desforrar destes últimos árduos meses. Nos dias 10, 11 e 12 de Julho, realiza-se o Optimus Alive 2008, com um grande cartaz. Mas como os tempos estão maus, só vou poder ir um dia, e não está nada mal, porque esta brincadeira ainda me vai ficar uma dinheirama. Mas a malta também precisa de se divertir e esta vai ser a minha primeira farra depois de 15 meses de clausura!! Até que enfim, também mereço!
Então, no dia 10 de julho lá vou até Oeiras para ver os Vampire Weekend, MGMT, Cansei de Ser Sexy, The National, Gogol Bordello, The Hives e Rage Against the Machine. Estou principalmente espectante em relação aos The National, cujo o som é absolutamente fantástico e com os Range Against The Machine. No entanto, este festival vai-me ficar a saber a pouco, porque logo após os concertos tenho que vir a correr para Coimbra, pois a discussão do meu tão aclamado e laborioso, Trabalho de Investigação é no dia seguinte às 9 da manhã!!! Pois é, sacrifício mesmo até o fim! Mas eu vou conseguir!
sexta-feira, 4 de julho de 2008
4 de julho
As festas incluem vários espectáculos, exposições, feiras de gastronomia e artesanato, provas desportivas e muita animação. O seu ponto alto é a procissão solene em honra da Rainha Santa, em que o andor percorre as principais ruas da cidade entre a Igreja da Graça e o Convento de Santa Clara–a-Nova.
terça-feira, 1 de julho de 2008
Desenquadrada
Alguma vez se sentiram desenquadrados algures? Ou sentiram alguma vez que não pertenciam àquele lugar ou grupo, por não terem nada em comum com as pessoas que vos rodeiam nem com a forma como pensam? Pois...ultimamente tenho-me sentido assim. Desenquadrada! Não sei porquê ou melhor acho que sei, mas não quero dizer.
Parece que o meu tempo neste sítio acabou e tenho que seguir rumo para outro lado para conhecer outras coisas e outras pessoas. Arrumar as malas e seguir viagem. Gostava que fosse assim tão fácil. Deixar tudo para trás e partir. Acho que se não o conseguir fazer não vou conseguir ser feliz. Por isso, nos próximos tempos, vou ganhar coragem e decidir-me por me enquadrar noutro lado, só preciso ainda saber onde! Aceito sugestões!...
quarta-feira, 25 de junho de 2008
Sr. Coelho na TVI
Grande figurão Sr. Coelho! Mais uma vez, o ícone do Bar da AAC, esteve em grande! Foi à TVI elucidar aqueles grandes letrados acerca da sua inédita campanha "Coelho ao Tacho" e da sua afamada candidatura a Belém em 1990, embora fracassada! Foi uma pena, pois talvez o país precisasse de pessoas mais genuínas e humildes como este senhor! Talvez haja por aí outro Sr. Coelho, que possa ensinar algumas coisas aos nossos políticos!
sexta-feira, 20 de junho de 2008
Adeus Euro 2008!
sexta-feira, 13 de junho de 2008
Só neste país
Nós somos os famosos anónimos
Mesmo assim já comprimos os mínimos
Somos todos únicos
Que mais vão querer de nós
P'ra provar quem vai à frente
Ou fica atrás
Se é por
Ir estabelecer um novo record
Cumprimos o guinnes ao preço que for
E fica o assunto num lugar
E sem espumantes, às vezes dá p'ro banquete
Ou apenas sandes
Sempre
Complicamos a coisa mais simples
E simplificamos a complicada
Sai em rajada o tiro pela colatra
Às vezes mata, às vezes ressureição
Foi de raspão
Só neste país
É que se diz:
Só neste país
Só neste país
Só neste país
Só neste país
Só neste país
São muitos séculos em mor-premonição
A transitar entre o granizo e a combustão
E um qualquer hino para qualquer situação
Pessimista, optmista...
(e vai abaixo e vai acima
pessimista, optimista...)
...e agora a rima
Portugal é nosso p'ro bem e p'ro mal
E o mal que está bem
E o bem que está mal
E o bem que está bem
Juro
P'lo fado
P'lo baile e p'lo Kuduro
Que este país ainda tem futuro
É verde e maduro
Como a fruta, às vezes brote
Às vezes consternação
Secou no chão
Por isso unamo-nos
Nós somos o famosos anónimos
Mesmo assim já cumprimos os mínimos
Somos todos únicos
Que mais vão querer de nós
P'ra provar quem vai à frente
Ou fica atrás...
Só neste país
É que se diz:
Só neste país
(...)
Portugal é nosso p'ro bem e p'ro mal
quarta-feira, 4 de junho de 2008
Na recta final
domingo, 1 de junho de 2008
Manobras desviantes
terça-feira, 27 de maio de 2008
90 anos!!...
Quando olho para a minha avó, penso no trajecto de vida dela e tento imagnar por tudo o que já viveu e assistiu ao longo dos tempos. Nasceu em Maio de 1918, ou seja, no inicio do século XX e por isso passou por grandes acontecimentos ao longo do século. Em termos históricos, assistiu a 5 grandes guerras: o rescaldo da I guerra mundial, a II guerra mundial, a guerra fria, guerra no vietname e finalmente a guerra no iraque; vivenciou a ditadura de Salazar no seu auge e assistiu à prepotência de outros temíveis ditadores da nossa história: Estaline, Adolf Hitler, Franco, Mussolini, Mao Tsé-tung mas ao mesmo tempo, também dos idealistas como Ghandi, Ché Guevara e Martin Luther King. Será que ela aperecbeu-se sequer deste infortúnio e fortúnio? Acho que não! Enquanto crescia e trabalhava arduamente, o mundo girava e fervilhava intensamente, com tragédias (o holocausto, a bomba atómica, chernobyl) e com grandes acontecimentos (surgimento da TV, queda do muro de Berlim, os Beatles, o nascimento da UE, a libetação de timor-leste), mas ela talvez nem sequer se tenha dado conta, pois tinha uma família numerosa para criar (14 filhos) o que lhe ocupava o tempo todo e compreende-se porquê!!
Pois é, ter 90 anos pode significar muita coisa e para mim significa ter muitos anos de vida e ter assistido a quase um século inteiro de acontecimentos, onde a soberba do Homem foi sempre maior que tudo, mas que ao final de contas em nada valeu pois tudo acaba. Espero que a minha avó consiga ainda viver uns valentes anos para poder assistir a muito mais, dando-nos o testemunho de uma mulher guerreira e vencedora ao longo destes tempos.
Parabéns avó...