"O destino não é coisa que se saiba pelas sinas, nem obra do acaso, nem artes para adivinhos ou leitores de palmas de mão, nem nada que se modifique com caprichos da fatalidade. O destino de cada indivíduo neste mundo está por cima do seu próprio caso pessoal". Almada Negreiros, in "Ensaios"
Pesquisar neste blogue
quarta-feira, 3 de dezembro de 2008
Blindness
Ontem fui ver o filme "Ensaio sobre a Cegueira" dirigido por Fernando Meirelles, baseado na obra de Saramago. Li o livro há já alguns anos e adorei e estava bastante expectante quanto à adaptação do livro para película cinematográfica, mas o resultado foi surpreendentemente positivo. O que mais me lembro do livro, foi o que senti na altura, a emoção que ele transmitiu e tal como no livro, o realizador conseguiu transpor toda essa emoção, para o ecrã. É extraordinário!
O que mais gosto no livro e que é bem visível no filme é a critica da condição humana e como nos comportámos perante as crises e o diferente. O filme reporta sobre a degradação da sociedade, os limites do ser humano, a falta de moralidade e o desespero atordoante. É muito profundo e faz-nos pensar.
Acho que pela primeira vez, não fiquei desiludida com adapatação de um livro para filme, o que acontece na maioria das vezes. Por isso, se alguém já leu o livro e está hesitante em ver o filme, o meu conselho é, vão ver o filme, porque vão-se surpreender pela positiva.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário