Um dia de folga no verão e porque não ir à descoberta de lugares incríveis aqui na região. Resolvi meter-me à estrada à descoberta de uma das praias mais bonitas da região, a Praia de São Jacinto em Aveiro.
São Jacinto é um vilarejo, com origem na actividade pesqueira, situado na ponta extrema de uma península, entre o Oceano Atlântico e a Ria de Aveiro.
Li algures que o acesso à praia não é fácil e daí ser considerada uma das melhores praias de todo o país. Existem duas formas de lá chegar, por estrada (caminho mais longo) ou por barco a partir de Aveiro (caminho mais perto).
Parti então à aventura até Aveiro e fui até o Forte da Barra, local onde se apanha o ferryboat até a praia. O preço da viagem de ferry com o veiculo são 8,10€, um pouco caro mas compensa pois a travessia na Ria é bastante agradável e torna-se por si só já um atractivo. Este acesso difícil faz com que a praia se mantenha num estado perfeitamente natural.
Quando chegamos à praia ficamos completamente rendidos pela sua beleza. Deparamo-nos com um areal a perder de vista e que se confunde com as dunas. Em frente o mar revolta-se consigo mesmo numa luta desenfreada mas que tem um poder apaziguador. É sem duvida uma agradável surpresa, tornando-a numa das praias mais belas que vi.
Para além da fantástica beleza da praia, podemos ainda ir visitar o outro lado da aldeia, que possui uma bela marginal à beira da ria, onde podemos passear e ficar numa esplanada a contemplar toda aquela vida que fervilha na ria e do qual muitas vidas dependem. Vêm-se os pescadores na sua azafama pela ria acima nos seus barcos.
Foi um belo dia de passeio, muito aprazível e com belas paisagens. Mais um sítio em portugal a não perder...
Sem comentários:
Enviar um comentário