Uma vez que os passadiços estão na moda decidimos fazer um passeio em família e visitar os novos passadiços das Fragas de São Simão, no concelho de Figueiró dos Vinhos. Assim, aproveita-se para passear ao ar livre e exercitar o corpo, enquanto admirámos a paisagem, uma vez que ultimamente as nossas vidas e liberdade tem sofrido bastante por causa do Coronavírus.
À chegada ficamos um pouco indecisos onde deixar o carro, pois existem 3 locais para estacionar. Acabamos por deixar os carros no parque de estacionamento que fica a meio e que tem acesso direto à Praia Fluvial das Fragas de São Simão.
Daí subimos a escadaria de madeira até ao miradouro panorâmico de onde a vista é deslumbrante. De lá vêem-se as imponentes cristas quártzicas que se destacam na paisagem. A vista é maravilhosa e vale o esforço de subir. Para cima custa um bocadinho, sobretudo se houver muito calor, pois o troço não tem qualquer tipo de sombras. De seguida voltamos a descer até à praia fluvial que se fez muito bem. O percurso tem aproximadamente 1 km.
Lá em baixo, pelo meio das fragas, passa a Ribeira de Alge, dando origem à praia fluvial de são simão.
A praia fluvial estende-se por uma grande área entre inúmeras árvores, tornando-a muito refrescante. Ai conseguimos encontrar um sitio idílico para o nosso pic-nic, onde passamos o resto da tarde. Nos intervalos entre comer e beber, íamos à água, que apesar de fria é tão límpida, que se vislumbram as mais pequenas pedras.
Mais tarde fui fazer o outro troço do Passadiço das Fragas de São Simão que liga a praia fluvial à aldeia do Casal de São Simão. O percurso pedestre tem igualmente 1 km de extensão e sobe pelo bosque acima até à aldeia de xisto.
O caminho é um misto de passadiço e pequenas escadas em madeira com terra batida e não um passadiço contínuo. É bastante agradável.
Chegados à aldeia, vimos as casinhas arranjadas e enfileiradas que a torna muito charmosa. É uma aldeia pequena que se visita rapidamente. Terminada a visita regressámos pelo mesmo caminho até a praia fluvial.
Sem comentários:
Enviar um comentário