Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Espirito Natalício do Século XXI

Ora aqui está o retrato perfeito do espírito natalício deste século:



Será que é este o exemplo que queremos dar às nossas crianças? É esta a imagem que queremos que perpetue ao longo dos tempos? Acho que não...

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Limpar Portugal

Um dia destes li um mail muito interessante de uma iniciativa, que se transformou em projecto, na Estónia, e que consistia em limpar todo o lixo dos espaços florestais do país, num só dia, contando apenas com a boa vontade da população. E resultou! Na altura, lembro-me de pensar "Era bom que esta iniciativa pegasse cá em Portugal." E não é que pegou mesmo!
Pois é, descobri há pouco tempo que vai-se fazer o mesmo cá e fiquei super contente e emplogada com a ideia. O projecto chama-se "Limpar Portugal" e consiste em colocar as mãos à obra e limpar a floresta portuguesa num só dia, que será dia 20 de Março de 2010.
É imperativo que todos nós colaboremos neste projecto.


Basta irem ao site www.limparportugal.org e inscreverem-se para poderem participar neste projecto tão importante para o nosso país e diria mais, para o nosso planeta.
Os grupos estão organizados por Concelhos, o que torna a tarefa fácil, pois assim, basta escolhermos o concelho no qual pretendemos actuar no dia da limpeza e pronto. Eu já me inscrevi e espero que todos façam o mesmo. Boas limpezas!

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Muse no Pavilhão Atlântico


Considerado o melhor concerto do ano em Portugal, não há dúvida, que para mim, foi um dos melhores concertos a que já assisti, senão o melhor!
Tudo começou com os Biffy Clyro às 20h, que eu já tinha visto em Paredes de Coura em 2008. Mas a aniedade já se começava a sentir...tudo para ver os tão aguardados protagonistas da noite - Muse!
Eram cerca de 21:15 quando os 3 arranha-céus, um a um, começaram acender-se e surgem os vultos a subir umas escadas. De repente, esses mesmos vultos começam a cair, caem os panos e estrondosamente rebenta "Uprising", com os três elementos dos Muse em três plataformas distintas, bem acima do palco. Foi o delirio total!! Recebemo-los em êxtase, cantando a plenos pulmões durante todo o concerto.


As 2 horas que se seguiram foram do melhor que já vi em toda a minha vida, num espectáculo de luz e cor que deixou os milhares de fãs que encheram o Pavilhão Atlântico completamente rendidos. O alinhamento foi:
"Uprising"
"Resistance"
"New Born"
"Map of the Problematique"
"Supermassive Black Hole"
"MK Ultra"
"Hysteria"
"United States of Eurasia"
"Feeling Good"
"Guiding Light"
"Undisclosed Desires"
"Starlight"
"Plug In Baby"
"Time Is Running Out"
"Unnatural Selection"

"Exogenesis: Symphony Pt 1: Overture"
"Stockholm Syndrome"
"Knights of Cydonia"

Em suma, foi sem sombra de dúvidas o maior espectáculo que vi até hoje.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

4Teto Luís Figueiredo/Julio Resende


Mais um evento que vale a pena assistir, com muita criatividade e originalidade. Sem dúvida, uns grandes músicos.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

10º Festival de Cinema Francês


Terminou ontem o Festival de Cinema Francês, que esteve aqui por Coimbra desde o dia 4 até o dia 10 de Novembro, no tagv. Foram exibidos 17 filmes de vários géneros e eu tive oportunidade de ir assistir a alguns, que valeram muito a pena, pois todos primaram pela originalidade e diversidade cultural exibida. Na minha opinião a ideia de que o cinema francês é um tédio, não se aplica minimamente, pois é uma ideia que está completamente abandonada hoje em dia. E vale sempre a pena, conhecer o que o cinema alternativo tem para nos mostrar, até porque a maior parte destes filmes não são exibidos nas salas de cinema nacionais. Surge então assim, a oportunidade de conhecê-los através deste festival e sugiro a todos a não perder o proximo festival.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Tempo "Deprê"


Começou o tempo deprê, ou seja, a chuva, o vento, o frio... E juntamente com ele começa o nosso mau humor, a nossa preguiça e o nosso desalento. Sei que já não tardava mas o que eu gostava é que ele nem sequer viesse.
É inevitável mas, na minha opinião, o nosso humor e estado de espirito começa a mudar. Tornamo-nos mais tristes e taciturnos. Sei que não deveríamos deixar o estado do tempo influenciar a nossa mente e humor, mas acontece.
Com isto, apenas quero deixar aqui o meu desânimo para com este mau tempo que surgiu inesperadamente mas enquadrado na época. Pois para mim, passar os dias em casa por causa da chuva e do mau tempo é um sacrifício. Outra coisa que odeio, é andar com o chapéu de chuva atrás! Argghhh....
Resumindo, para mim, não há nada de positivo nesta estação que se aproxima, mas não tenho outro remédio senão aguentá-la!

domingo, 18 de outubro de 2009

U2 em Coimbra


A notícia que os U2 vêm a Portugal, por si só já em bombástica. Então que vêm a Coimbra, é o êxtase total! Vai ser a loucura nesta cidade! E eu vou lá estar!
Os 42.000 bilhetes para o concerto foram colocados à venda ontem, a partir das 10:00 e esgotaram em cerca de sete horas. Foi um record em Portugal. Como sempre houve a febril corrida às bilheteiras. Eu fui para a Fnac do Fórum de Coimbra às 14:30 na 6ª feira, e já lá estavam 147 pesssoas, pois eu consegui o número 148 na lista para os bilhetes. Comprei bilhetes às 11:15 no sábado, ou seja, 21 horas depois. Era feita uma chamada de 2 em 2 horas e quem não estivesse era riscado imediatamente da lista. Por isso, a palavra de ordem era não desistir! Veio o vento e frio gélido da noite, mas não desisti, até porque fui prevenida com saco de cama e cobertor, que me aconchegaram durante a noite. O convívio da noite também me manteve disperta, pois éramos uma multidão muito entusiasmada e divertida. Que loucura! Mas o esforço vai valer a pena, tenho a certeza, até porque fui ao concerto dos U2 em 2005 e foi memorável! Agora, resta esperar até Outbro de 2010 para que veja finalmente o meu esforço recompensado.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Viagem a Madrid


A viagem correu bem, apesar de inicialmente terem havido algumas intercorrências, como nomeadamente o cancelamento do voo, no sábado previsto, que foi remarcado para o Domingo. Uffa...quase que não iamos. Mas aterrámos em Barajas no Domingo e apartir dali foi sempre andar!!
Gostei de conhecer a capital espanhola, até porque agora tenho uma opinião acerca dela e acima de tudo, serviu para valorizar mais a nossa capital.
Em Madrid, o que gostei mais foram sem dúvida os museus, prinicpalmente o Museu do Prado.

Gostei de ver o Palácio Real, apesar de não ter entrado. É curiosa a forma como este está completamente integrado no bairro que o rodeia.


Gostei de andar pelas suas inúmeras "calles" e "plazas".

Foi sem dúvida, uma viagem que valeu a pena. Mas de tudo, o melhor foram os momentos de convívio com o pessoal que conhecemos na pousada e a nossa noite do Pub Crawl. São esses os grandes momentos que ficam na memória e que torna tudo mais inesquecível.
Hasta Luego Madrid!

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Férias...

Chegou a altura de mais umas fériazinhas! Que maravilha! Contudo, estas vão-me saber a pouco, porque são só 4 dias úteis que ao final de contas, se vão transformar em 10 dias. Que matemática espectacular! Ou seja, são poucos dias mas que vão ser muito bons, de certeza, até porque são 10 dias ausentes do trabalho, e só por esse motivo vão ser fantásticos!
E para além disso, inclui uns dias em Madrid, a capital espanhola. É verdade, ainda não conheço esta cidade. Reconheço que é uma grande falha minha, e ainda por cima, aqui tão perto. Por isso mesmo é que vou aproveitar estes dias para conhecer tudo o que ela tem para oferecer. Vão ser 4 dias exaustivos mas que vão valer a pena, de certeza. Aliás viajar e conhecer outras cidades, é um dos meus hobbies preferidos, por isso o tempo gasto nisso é sempre útil e muito aparazível. Até ao meu regresso!

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Grito de Indignação

Venho aqui deixar o meu grito de indignação para com o que aconteceu ontem no nosso país! Sócrates vai continuar a governar-nos mais 4 anos! Eu questiono-me como é possível? Após tanto protesto, tanta manifestação...! Isto leva-me a concluir que afinal de contas, concordam com ele. Não encontro outra explicação. E não me venham com aquela desculpa de "Votávamos em quem?" Com tanto outro candidato...Qual era a dificuldade em votar noutro! Será que conseguiria ser pior?
Outra coisa inacreditável e que me indigna igualmente é a quantidade de abstenção, pois em relação a 2005 aumentou. O que será que vai na cabeça dos Portugueses? Será que já não têm capacidade para discernir? Com tanta abstenção, entretanto não são necessárias eleições e passámos a uma ditadura!
Bem, no meio disto tudo a boa noticia foi que o PS perdeu a maioria absoluta e a partir de agora terá que apresentar muito bem as suas contas! Ah, pois é! Não vão ser 4 anos serenos e tranquilos para o PS. Desta vez não vai fazer o que bem lhe parece e apetece! Espero que os partidos de oposição façam jus aos nossos votos e acima de tudo, interesses. Afinal, é para isso que lá estão.
E com isto me despeço, mais uma vez, indignada, pasmada, boquiaberta, etc...

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Lisboa


Este fim-de-semana foi passado em Lisboa. Fui fazer uma visita à mana na capital. Inequivocamente Lisboa é uma cidade sedutora, cheia de encantos mil, com imensa história e cultura.
Aproveitei a ida à Lisboa para usufruir da minha espectacular prenda - o Spa! Hmmmm.....indescritível o quão maravilhoso me soube. Digamos que saí de lá com a sensação que estava a flutuar!
Uma vez em Lisboa, há que fazer as visitas culturais. Como é da praxe, fizémos um périplo pela baixa de Lisboa, que para mim é a parte mais interessante e bonita da cidade. Visitámos o Chiado, que realmente é um lugar priveligiado e muito agradável, com as suas lojas, esplanadas e arquitectura. Aproveitámos para fazer uma pausa para beber uma limonada e comer uma queijada no Quisoque recuperado na Praça de Camões. Perfeito!
Queríamos ir fazer uma visita cultural às Ruínas do Convento e Igreja do Carmo mas encontrava-se fechado para obras! Ficámos então, pelo Elevador de Santa Justa que é igualmente fascinante com a sua estrutura de ferro rendilhado. A vista sobre o Tejo e sobre a baixa é fantástica! Recomendo.
À noite, após um jantar agradável com os amigos, impunha-se como está claro, o Bairro Alto! Fomos a um Bar muito simpático - Indie Rock. E de seguida, o mítico Incógnito que foi o primeiro grande bar alternativo de Lisboa e que continua a ser. A noite foi longa e muito animada. Como se prevê, acabou a altas horas mas com uma sensação de bem-estar!
E assim terminou a visita do fim-de-semana, onde houve um pouco de tudo! Realmente, Lisboa é uma cidade bela e cheia de encantamentos.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

I'm Back

Pois é, acabaram-se as benditas férias e estou de volta ao trabalho. Que aborrecido! Foram 15 dias de férias muito bons com sol, calor e praia mas que me souberam a pouco! Para bem ser, deviam ser mais outros 15 dias para conseguir atingir o verdadeiro descanso. Quando nos começámos a abstrair da realidade...pimba, temos que voltar para o trabalho, para a dura realidade!
1º dia, que foi ontem, foi quase uma depressão. Voltar ao trabalho e à rotina, etc... Mas tem que ser e o tem que ser tem muita força, por isso, para o ano há mais. Aliás, daqui a sensivelmente 1 mês, irei novamente de férias, mas claro que nunca são como as férias de verão. Possivelmente, irei viajar para algum sítio na Europa, provavelmente Madrid. mas até lá há muito para planear e para trabalhar!!

domingo, 2 de agosto de 2009

Gripe A


Muito se tem dito e especulado nos últimos tempos acerca da Gripe A. No entanto, não aprovo a forma como os mass media têm conduzido este assunto. Falam apenas em números de contágios como se fosse uma contagem crescente. E então, o que fazemos quando atingirmos os 1000 casos de contágio? Qual é a solução?
Todos os dias somos bombardeados nos telejornais com a fantástica noticia de qual o número de contagiados em Portugal, e para quê? Será que isso é realmente importante ou apenas uma forma de suscitar mais alarmismos na população. E que tal falar de formas de prevenção. Está bem que essas informações estão disponíveis por todo o lado, mas na minha opinião nunca é demais falar acerca delas. Para além disso, todos nós sabemos que esta prevenção trata-se de mudar e incutir novas mentalidades e formas de estar, o que no nosso país não é nada fácil. Principalmente, quando se trata de lavar as mãos constantemente ou mesmo uma coisa tão simples como espirrar para um lenço e não aleatóriamente para o ar!! Penso que esse seria o dever da nossa comunicação social! Tornar esses avisos repetitivos até estarem enraizados na nossa sociedade.
Pois bem, como enfermeira, sei que tenho determinados deveres para com a população no que diz respeito à saúde pública, e decidi publicar aqui alguns ensinos de forma a informar ou relembrar que há algo que podemos fazer para evitar o contágio desta doença.
A gripe A trata-se de uma infecção respiratória causada pelo vírus A H1N1, cujos ambientes de maior risco são os ambientes pouco arejados, com aglomerados de pessoas, como por exemplo as escolas, os serviços de saúde, os transportes colectivos, etc.
Todos sabemos que os sintomas se assemelham a uma constipação com a diferença que na Gripe A existe febres altas e dores musculares e articulares intensas.
O ponto importante e fulcral é a forma de contágio da doença, que se faz através das secreções respiratórias que podem ser transmitidas de pessoa a pessoa por gotículas emitidas quando se espirra ou tosse e cuja proximidade física é inferior a 1 metro ou por contacto, com mãos deficientemente higienizadas ou veículos comuns (ex. brinquedos partilhados, maçanetas de portas, teclados e ratos, puxadores de gavetas.
Então torna-se imprescindível evitar a transmissão da Gripe A, com medidas tão simples como:
Sempre que tossir ou espirrar tapar o nariz e a boca com lenço de papel descartável;
Deitar no caixote do lixo os lenços de papel descartáveis depois de usados;
Lavar as mãos frequentemente;
Se não tiver as mãos lavadas, evitar mexer nos olhos, no nariz e na boca;
Limpar frequentemente as superfícies ou objectos mais sujeitos a contacto, com os produtos de limpeza habituais;
Se já tiver sintomas de gripe guardar uma distância de pelo menos um metro, quando estiver a falar com outras pessoas ou optar por ficar em casa ou evitar locais com muitas pessoas.
E pronto, termino assim a minha sessão de educação para a saúde.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

15º Super Bpck Super Rock

O dia prometia ser de arromba, pois o sol e o calor estavam do nosso lado. A chegada ao Estádio do Restelo foi na hora certa, pois este ainda se estava a compôr.

Abancámos sob o sol tórrido e como umas "bimbas" sacámos logo das nossas benditas sandes, como o bom português que se preze!


Walkmen já tocava e o som agradava, no entanto, não durou muito pois quando chegámos já estava a tocar.

A seguir veio a Brandie, essa senhora sem novidades e que ainda por cima atreveu-se a cantar «Creep», dos Radiohead e «Hallelujah», de Leonard Cohen. Eu nem queria acreditar. Enfim...

Os Mando Diao esses estão diferentes desde a última vez que os vi. Parece que estão mais crescidos e também mais pop. Valeram-lhes as últimas músicas que dancámos que nem loucas!

A noite aproximava-se e a excitação aumentava. No entretanto, veio a Duffy que estragou completamente a festa. Supostamente isto é um festival de rock, senhores! O que é que ela veio fazer aqui? A mulher nem se mexia em palco. Limitou-se a cantar e pronto.
Bem aproveitámos esta altura para ir ao WC e para ir buscar cervejas!!
O momento crucial da noite aproximava-se. E não demoraram muito aparecer. O pessoal estava completamente entediado com a actuação anterior e a expectativa para este concerto era muito grande.
De repente apareceram os The Killers, que abriram logo com «Human». Foi o delírio. Brandon Flowers e a sua banda estavam aqui a tocar para nós. Inacreditável!

Foi a loucura total! O concerto foi espectacular. Eles tocaram músicas dos albuns «Sam's Town» como «For Reason's Unknown», «Bling (Confession of a King)» e «When you were young» e do album «Hot Fuss» como «Jenny was a Friend of Mine», «Mr. Brightside» e a minha preferida «Somebody Told Me». Do novo album tocaram várias e ainda tivemos direito a ouvir duas vezes «Spaceman». Foi lindo! O êxtase total!
Outro momento sensacional, foi quando eles tocaram um cover da minha banda preferida - Joy Division, que foi «Shadowplay», não menos brilhante que o original.

Amei o concerto e espero voltar a vê-los novamente. Pareceu-nos que devem voltar em breve a Portugal e eu espero estar nesse concerto. Thank you The Killers por este grande concerto!

sexta-feira, 10 de julho de 2009

A Desilusão


Finalmente decidida e como boa festivaleira que sou, lá ia eu entusiasmada para comprar o bilhete para o 1º grande festival deste verão - Super Bock Super Rock, no Porto, para ver Depeche Mode, Nouvelle Vague e Peter Bjorn & John, quando me avisam inesperadamente que os Depeche Mode cancelaram o concerto. Primeiro pensamento...não pode ser, é mentira...mas depois de duplamente confirmado, abateu-se a tristeza! Não é justo! Já estava tudo combinado e a expectativa já era muita, que desilusão!
Bem, no meio do azar, digamos que ainda tive sorte, porque assim não cheguei a comprar o bilhete e poupei algum dinheiro. Claro que preferia ir ver os concertos, nomeadamente os Depeche Mode, mas ao que parece o Sr. Dave Gahan teve uma lesão num músculo da perna. Os Xutos e Pontapés e os The Gift vão actuar no lugar deles e sinceramente não tem nada a ver. Por isso, por um lado, ainda bem que não comprei o bilhete.
Pois é, 1º festival e já começou o azar, só espero que no próximo fim-de-semana, em Lisboa, não haja cancelamentos, ou pensando melhor, podiam cancelar a Duffy e substituir por outra coisa qualquer, que eu não me ia ralar nada. Bem, espero que corra tudo bem na 2ª parte do festival, pois lá estarei eu para ver.

terça-feira, 30 de junho de 2009

Mais um hobbie

Digamos que não é bem um hobbie, no entanto, é algo onde vou despender o meu tempo livre. Não tem como objectivo passar o tempo, mas sim, é algo saudável que provoca bem-estar físico e mental, de que necessito há já algum tempo. Ou seja, é exercício físico, pois sinto que a minha aptidão fisica já não é o que era e isso faz-me alguma confusão, daí ter decidido inscrever-me num ginásio este mês!


Assim, agora nos meus tempos livres vou estar no ginásio a malhar!...Que bom! Não pretendo ganhar músculos nem nada de muito exagerado, apenas recuperar a minha aptidão físicae tonificar a flacidez!!
Sempre gostei muito de fazer exercício físico e tive pena de deixar de o fazer há alguns anos atrás, depos veio a preguiça e tal e já lá vão 4 anos (ou mais) sem fazer qualquer tipo de exercício físico regular. De vez em quando, ando de bicicleta cá por Coimbra, mas isso é esporadicamente. Por isso, já cehga de sedentarismo e está na hora de ter uma vida saudável!

terça-feira, 23 de junho de 2009

Começou o Verão


Já começou a minha estação preferida do ano - O Verão. Não há outra estação como esta! Estar no verão, para mim, é sinónimo de uma série de coisas fantásticas, sol, calor, praia, festas, festivais, férias... e muito mais coisas. Até a roupa que usamos é muito mais bonita e a comida muito mais gostosa! Quando chega esta altura do ano, o meu humor torna-se mais leve, só por pensar nas coisas que vou fazer, pois de todas as que estão acima referidas, pretendo fazer todas.
O que mais se pode querer? É claro, que também tenho que trabalhar e muito e trabalhar no verão para mim, torna-se muito mais penoso do que em qualquer outra altura do ano, mas...tem que ser. A parte positiva é que, quando saimos do trabalho, ainda está tanto calor que ainda podemos fazer uma série de coisas. O que é fantástico!
Sei que parece que estou a fazer algum tipo de propaganda ao verão, não sei, mas preciso de expressar este meu contentamento pela sua chegada. Os meses até aqui pareceram-me tão longos e cinzentos e estava mesmo a precisar da chegada do verão para me encher novamente de esperança e de boa disposição. Garanto que se o verão se vendesse eu de certeza que o adquiria para sempre. Espero então poder aproveitar este verão ao máximo com tudo o que ele tem para oferecer e gozar bastante pois vai demorar um pouco até ele voltar novamente. Bom verão a todos!

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Santo António em Lisboa

Este ano decidi ir passar o Santo António à capital, e tenho a dizer que foi uma noite memorável! Já me tinham dito que era uma noite super divertida e claro que eu tive que o ir confirmar.
Muito calor, muita música e muita animação, foram os ingredientes da noite. Ah...esqueci-me, também muita sardinha (apesar de só ter comido 2!) e muita, muita cerveja!!



Nunca tinha visto tanta gente concentrada nas ruas de Lisboa. Passámos a noite na Bica, que se revelou extremamente sedutora, naquela noite!


A noite toda foi muito animada e divertida. Aliás, a não ser na passagem de ano, acho que nunca dançei e cantei tanta música pimba! O que seriamos nós sem a nossa musiquinha portuguesa? É certo e sabido, que com ela a noite torna-se sempre muito animada!! E foi!


Lisboa tornou-se assim mais aprazível e irresistível e tornei-me fã das festas de Santo António. Para o ano há mais.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Eleições Europeias Portuguesas

Ontem, dia 7 de Junho, ocorreram as primeiras eleições do ano, num ano em que haverá pelo menos 3!!! Já agora uma curiosidade, apenas estas eleições custaram quase 10 milhões de euros. O que é isso, num país que abunda em dinheiro!!
Bem, eu como cidadã exemplar fui votar. Sei que muitos não foram, pois as abstenções bateram o recorde, cerca de 62,95 por cento, o que apenas comprova o enorme desinteresse dos portugueses pela política.
Contudo, na minha opinião, a abstenção não é nenhuma forma de castigar quem governa mal. Só através desse acto, que é um dever cívico de todos nós, é que poderemos mudar alguma coisa. Sei que todos afirmam que "são todos iguais". Serão? Em Portugal apenas se conhecem 2 forças politicas. E o resto? Bem, note-se que não estou a fazer nenhuma propaganda politica, mas nós Portugueses temos algo contra a mudança. E mais uma vez, as eleições de ontem compravam isto mesmo que estou a dizer, pois ganhou o PSD, ou seja, quando não ganha o PS ganha o PSD e vice-versa. No entanto, para além do PSD, ontem houve outro vencedor, o BE, que obteve o seu melhor resultado de sempre, duplicando a votação em relação às útlimas eleições. Torna-se assim, na terceira força politica do país, o que já é uma mudança!

segunda-feira, 25 de maio de 2009

De volta de Praga

Cá estou eu de volta à cidade dos estudantes. Hoje diziam na Anetna 3 que é a cidade mais bonita do Universo. Como é possível? É um total exagero mas que ela é bonita é, sem dúvida, mas a mais bonita?!
Já de volta ao trabalho e à vida de sempre. As férias correram muito bem e a viagem a Praga foi fantástica. É uma cidade encantadora e mágica com muito misticismo.

Percorremo-la de lés a lés, em apenas 4 dias, e conhecemos muita gente onde trocámos culturas e diferenças sociais. Foi uma viagem espectacular, e sempre com muito bom tempo.

E como sempre o mais visitado, foi a belíssima Ponte Carlos, que sem darmos por ela, lá estávamos nós em cima da ponte novamente.


E claro o fantástico Relógio Astronómico, que é simplesmente bonito pelo seu aspecto porque quanto à sua performance essa fica a saber a pouco

Resumindo, a viagem foi espectacular e Praga recomenda-se. Quanto ao checos, esses podiam ser um pouco mais simpáticos e prestáveis.

sábado, 16 de maio de 2009

Próximo Destino

Próximo destino: Praga, República Checa. Pois é, estou de férias. Finalmente! Estava ansiosa, quase desesperada por estas férias. Bem sei, que não foi assim há tanto tempo que estive de férias, no entanto, os últimos tempos têm sido um pouco difíceis, com velhas memórias atormentar-me e por esse motivo e por outros, estava mesmo a precisar de relaxar um pouco e de sair da minha rotina de sempre.
Então, o destino escolhido foi Praga. Depois de muita indecisão e de alguns contratempos, lá desisitimos da viagem para a Madeira com os meus pais e decidimos, eu e a minha irmã, ir descobrir Praga.
Trata-se de um destino já há muito desejado pelo seu encanto e pela sua cultura. Amanhã partimos às 9h da manhã, cedinho para não perdermos pitada da nossa aventura... Então adeus e até o meu regresso.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Final da Obra de Arte

Finalmente terminei a minha obra de arte! A tal pintura que tinha começado há já algum tempo, quer dizer, há muito tempo, desde Dezembro. Apesar deste tempo todo, ter sido muito tempo, confesso que estou super orgulhosa de mim mesma, e valeu a pena, pois o produto final está espectacular! Modéstia à parte, sou uma verdadeira artista!

Agora falta aplicar uma moldura e descobrir onde a vou colocar. Sítios para a colocar é o que não falta cá em casa, no entanto, quero que seja o sítio ideal, pefeito.
Bem, agora que terminaram as minhas aulas de pintura, e que descobri este meu dom (LOL), só tenho que aplicar os meus dotes e pintar! Depois desta obra de arte, acho que consigo tudo. Vamos a ver!
Fiquei um pouco nostálgica de deixar a galeria e a Tatiana, afinal ainda foram alguns meses a caminhar para lá. Pode ser que volte lá para mais umas pinturas! No entanto, para já, está prometido lá voltar, nem que seja só para uma visita ou para um qualquer programinha cultural. Por isso, até breve Galeria Ícone e Tatiana.

sábado, 9 de maio de 2009

Queima das Fitas-Parte II

Mais uma noite no parque. É verdade que todas parecem iguais, mas nós continuamos a ir na mesma, nem que seja à procura da diferença. Ontem fui com a minha irmã, como nos bons velhos tempos. Era noite de X-Wife e Cansei de Ser Sexy. Os X-Wife nem vê-los, chegámos tarde de mais, com muita pena minha, pois aprecio bastante ouvi-los. Chegámos, no entanto, mesmo a tempo do inicio dos Cansei de Ser Sexy. Essa banda brasileira fora do vulgar, e põe fora do vulgar nisso! O som e as músicas altamente, o aspecto deles estranhíssimo!
O resto da noite foi tentar encontrar um lugar minimamente agradável para dançar, mas estava dificil. O parque parecia uma feira popular, só faltavam os carros de choque e as outras diversões!!
Mas acima de tudo, ontem foi uma noite de reencontros. Uns agradáveis, outros nem por isso, outros uma ilusão outros uma desilusão. Teve de tudo, mas a queima é mesmo isso. Não esperava ter alguns dos encontros, mas aconteceu e no final apenas posso dizer, que o destino é mesmo cruel!
Resumindo, positivo da noite foi o concerto dos Cansei de Ser Sexy e o negativo, foi mesmo a música após concertos.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Queima das Fitas 2009

Já começou a queima das fitas que é a festa mais desejada pelos estudantes (e não estudantes) de Coimbra e a festa mais badalada na cidade. Nesta semana, a cidade transforma-se, veste-se de negro e concentra-se naquele pequeno local à beira rio, onde todos se divertem, com música, animação e muita muita cerveja! Perante todos estes requisitos quem resiste? E eu como boa cidadã, desta cidade, não podia ficar indiferente a ela, claro! Até porque é a única coisa de jeito, que acontece, em todo o ano, nesta cidade.
Então, para não contrariar a tradição ontem foi a minha estreia no parque este ano. A noite começou com jantar em minha casa com os amigos do costume: Paula, Nuno e Sónia. Jantar delicioso, há que dar os parabéns à cozinheira!!! Depois, devido a razões circunstanciais, eu e a Paula acabamos por ir para o parque sozinhas.
Chegamos cedo mas mesmo a tempo de ver o inicio do concerto dos Wraygunn. Mais uma vez, fantásticos! Banda de Rock’n’Roll de Coimbra que deram um espectáculo intenso e considerada por muitos a melhor banda portuguesa ao vivo. E eu concordo!
De seguida, vieram os Buraka Som Sistema. Claro, não tão intensos, mas muito entusiastas. Só conhecia 4 músicas mas o concerto támbém não teve muito mais que isso. Teve mais "Ya Coimbra", "Yo Coimbra" e "Coimbra meu"...do que música propriamente dita. No final dos concertos, o sítio a ir eram as barracas, mas isto já não é como antigamente, o som que se ouve é basicamente só batida electrónica, por isso passámos o resto da noite no palco da RUC, onde a música era mais o nosso género. Aguentamo-nos até de manhã, e no final, o que seria de nós sem os senhores do colete amarelo? Lá fomos nós, varridos do parque e...pequeno-almoço em minha casa. Próxima noite: X-Wife e Cansei de Ser Sexy, que também promete!

terça-feira, 21 de abril de 2009

Che Guevara



Uma das personalidades mais importantes do século XX e uma das mais admiradas por mim, pois foi um homem exemplarmente corajoso, coerente e justo (embora lhe chamem terrorista), defensor das suas convicções e idealismos, lutando e inclusivamente dando a sua vida por elas. Deverá ser um exemplo para muitos, aliás para todos nós, pois na minha opinião, percebeu realmente qual a essência da vida humana, que nem sempre é aquilo que achámos que é, pois para ele eram aquelas coisas simples da vida, que quase todos (humanos) temos mas que nem sempre as valorizamos, como por exemplo, a liberdade e a vida.
"Vale milhões de vezes mais a vida de um único ser humano do que todas as propriedades do homem mais rico da terra".
"Nossos filhos devem possuir as mesmas coisas que as outras crianças, mas eles devem também ser privados daquilo que falta às outras crianças".
"Não nego a necessidade objetiva do estímulo material, mas sou contrário a utilizá-lo como alavanca impulsora fundamental. Porque então ela termina por impor sua própria força às relações entre os homens." Che Guevara

Para concluir quero apenas dizer
"Che Guevara, foste uma lição na história da humanidade. Hasta siempre!"

terça-feira, 7 de abril de 2009

Rotina




Rotina! Que palavra tão redundante e medíocre, no meu ponto de vista. É uma palavra que não suporto e então o seu significado! é uma aversão para mim.
Mas todos nós a temos, infelizmente!
Cá estamos em Abril e a rotina está cada vez mais dominante na minha vida. No inicio do ano, depositamos tanta esperança no novo ano, que nos trará coisas e acontecimentos únicos, com ele traçamos novos objectivos e confiamos que o ano novo, em tudo, será diferente do anterior.
Quão ingénuos!! Já lá vão 3 meses e nada...nada de novo, nenhuns acontecimentos novos e insólitos, apenas a velha e entediante rotina do dia-a-dia. Sinto falta de algo que faça girar a minha vida 180º. Aquele tipo de situações, que nos deixam confusas, sem saber que caminho tomar. Sei lá, algo novo e inédito...uma lufada de ar fresco. Já tou um pouco cansada da mesma rotina todos os dias e digamos que a minha profissão não me permite ter uma rotina tão secante como a população em geral. Todavia, já necessitava de algo original e único.
Bem, não tenho outro remédio senão aguardar por esse tão esperado acontecimento. Enquanto isso, vou continuando a viver a minha pacatez de vida de sempre!!

quinta-feira, 26 de março de 2009

Março

Este mês não tem sido nada fácil para mim. Aliás, só para não variar um pouco, já que o março do ano passado também foi o que foi!
Eu cá queria esquecer o último março e tornar este muito melhor, mas deve ser karma, pois este também está a ser inesquecível, no mau sentido, claro!
Faz agora 1 ano que fiquei doente e tive que tomar antibiótico, o que para mim, foi inédito e cá estou eu, este ano, novamente a necessitar de uma nova dose de antibiótico, mas desta vez, por causa de uma AMIGDALITE! Que horror! Digamos que não desejo isto a ninguém. Foi decadente, o meu estado nestes últimos dias. Indescritivel! Tive que ir de atestado para casa e lá tive que recorrer ao meu novo amigo antibiotico que para além de me fazer muito bem, também me faz muito mal, porque os seus efeitos secundários dão-me forte e feios. Fico de rastos...
Então, cá ando eu a recuperar da amigdalite e dos efeitos secundários do antibiótico e entretanto já fui de férias e já regressei ao trabalho. As férias não foram nada de especial, serviram para descansar e convalescer. Ainda aproveitei o fim-de-semana e rumei até Sevilha, de carro com as minhas companheiras habituais, Elodie e Mafalda. Digamos que foi um fim-de-semana divertido mas muito cansativo. Foi muita viagem para poucos dias. Precisava de pelo menos mais uma semana para descansar.
Agora, tou de volta a Coimbra e ao trabalho. Tem que ser, dizem que "É a vida!..."

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Carnaval



Por mais que eu tente, não consigo nem apreciar nem me embiur do espirito carnavalesco. Para mim este feriado não tem a minima graça. Todos aqueles fatos e mascarados?! Eu fui sempre a ovelha negra que não me mascarava nas festas de carnaval e está claro sentia-me sempre mal. E quando cedia e acabava por me mascarar ainda me sentia pior!
Então ver alguns dos desfiles portugueses, na minha opinião, até mete dó! Porque raio havemos de imitar o Carnaval do Brasil?? Porque não desenterrámos e enaltecemos as nossas velhas tradições em vez de copiar as dos outros? Mais uma vez, lá está o português no seu melhor!
Ora bem, o que é mesmo o Carnaval? Não se sabe muito bem a sua origem, no entanto, sabe-se que vem das mais antigas celebrações da humanidade, tais como as Festas Egípcias que homenageavam a deusa Isis e ao Touro Apis. Os gregos também festejavam com grandiosidade nas Festas Lupercais e Saturnais a celebração da volta da primavera, que simbolizava o Renascer da Natureza.
O termo Carnaval é de origem incerta, embora seja encontrado já no latim medieval, como carnem levare ou carnelevarium, palavra dos séculos XI e XII, que significava a véspera da quarta-feira de cinzas, isto é, a hora em que começava a abstinência da carne durante os quarenta dias nos quais, no passado, os católicos eram proibidos pela igreja de comer carne.
Com o evoluir dos tempos transformou-se num conjunto de festividades populares que ocorrem em diversos países e regiões católicas nos dias que antecedem o início da Quaresma.
Não posso deixar de admitir que o motivo da festividade seja interessante, no entanto, apenas não simpatizo com a forma do festejo.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Vida quotidiana

Pois é...já lá vai algum tempo desde a minha ultima mensagem. Mas o tempo passa, andámos sempre ocupados na azáfama do dia-a-dia e esqueçemo-nos de parar para reflectir e anotar as coisas que nos vão acontecendo no dia-a-dia.
Ultimamente tenho trabalhado imenso, não é que seja mais que das outras vezes mas o trabalho tem sido mais exaustivo e fatigante, exigindo de nós um grande esforço. Quando falo em nós, refiro-me a toda a minha equipa de trabalho. Estes primeiros meses do ano não têm sido suaves.
Consequentemente, todo o tempo livre de que disponho tem sido para descansar, no entanto, também tenho-me dedicado a um dos meus hobbies preferidos...o cinema.
O cinema é uma paixão, e ultimamente tenho gasto algum do meu tempo nele. Tenho visto alguns filmes em casa mas também tenho ido ao cinema, pois todo aquele ambiente de sala de cinema é singular (mas caro!).
E um dos filmes recentes que recomendo vivamente, sem qualquer hesitação é "Slumdog Millionaire". Eis um filme que nos toca e impressiona por todas as razões. Ah, e a banda sonora é excepcional.
E assim termino este relato da minha vida quotidiana simples, com a recomendação deste belo filme, que retrata a "ansiedade da vida".

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Vida no novo ano



Feliz Ano Novo!
Eu sei que já lá vão alguns dias deste novo ano, mas as felicitações ainda fazem algum sentido e como ainda não tinha escrito nada, achei por bem começar da melhor forma.
Por falar em "começar da melhor forma" digamos que não começei o ano como tal. Começei-o com uma valente constipação, com direito a febre e tudo. Ainda estou a recuperar mas desta vez foi mesmo a doer! Espero que seja a unica deste ano.
De resto, até agora, o ano está a ser mais ou menos igual ao anterior. Digamos que, o meu estado de espirito está ligeiramente mais animado. O que não vai ao encontro do resto da população portuguesa, que se esgota em lamúrias e queixumes, ou por causa do frio, ou por causa da maldita CRISE! Pois, será que é mesmo assim?
Eu cá não sei, mas o frio sim, é desconfortável, mas o que eu gostava mesmo, era que nevasse (que saudades da neve!) mas aqui por Coimbra, não me parece. Quanto à crise, ainda não me posso queixar, pois a prestação da casa baixou e o ordenado vai aumentar, nada mau! No entanto, tenho consciência que estas boas venturas não são comuns a todos. Mas apesar de tudo, cá vamos aguentando, com a esperança de que este ano será melhor que o anterior, pois é isso que nos anima e faz viver. Bom ano a todos!