Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 20 de junho de 2024

UNEXPLORED ALBÂNIA

Fazia já algum tempo que queria visitar a Albânia, mas foi sempre ficando para trás nas minhas viagens até que este ano decidi que era desta.
Não é a minha primeira vez nos Balcãs, pois já estive na Croácia, Montenegro e Bósnia, países que gostei muito de visitar e certamente que a Albânia não iria ficar atrás. E não ficou!!

O tempo obrigou-nos a fazer escolhas e excluímos o norte da Albânia do nosso roteiro, com muito pena.
Estivemos 9 dias a visitar o país e para aproveitar ao máximo alugámos um carro. A ideia era nunca estar muito tempo no mesmo lugar e saltitar de uma cidade para outra para tirar o máximo partido da cultura, das tradições, da gastronomia, das gentes, das paisagens, sem horas marcadas ou preocupações.

A viagem começou e terminou na capital Tirana. Foram 9 dias a explorar ao máximo tudo o que o país nos tinha para oferecer.

1 - TIRANA
Cidade pequena mas que me surpreendeu pela positiva, pois é uma cidade interessante com uma vibe bem agradável.
Tem algumas atrações que visitámos:
- Skenderberg Square – uma grande praça onde existem alguns museus como o museu nacional de historia, o museu nacional de ópera e ballet, existe também o monumento Skenderberg - um dos maiores heróis nacionais, que ajudou a libertar esta região do controlo do Império Otomano.
- Et’hem bey mosque - localizada na praça Skendenberg esta mesquita pequenina é surpreendente pois os detalhes do interior são de deixar qualquer um admirado.
- Pirâmide - é um edifício em forma de pirâmide que antigamente era um museu sob o legado comunista e agora é um centro de investigação para jovens. É possível subir ao topo e admirar as vistas sobre a cidade.
- Castelo de Tirana - ainda só restam as muralhas do castelo e transformaram o interior numa espécie de mercadinho a céu aberto, onde para além de algumas lojas, encontramos vários restaurantes e cafés. Todo este comércio tem muito bom aspeto.
- Pazaar i Ri - considerado o novo bazar de Tirana, é um espaço ao ar livre com restaurantes, bares e um mercado onde são vendidos vários tipos de produtos.
- Dajti Express - é um teleférico localizado ligeiramente fora do centro de Tirana e oferece umas vistas incríveis sobre a cidade. A viagem demora cerca de 15-20 minutos e leva-nos até a um miradouro na montanha Dajti. O passeio de teleférico vale a pena.
- Bunk'art 1 e 2 - o país possui 168.000 bunkers, que foram construídos durante a ditadura e 2 deles são agora museus e localizam-se na capital. Apesar de ser um sitio que queríamos muito visitar não conseguimos, pela falta de tempo.
Aqui ficámos alojadas 2 noites no Marion
Hotel que recomendamos pela sua localização e pelo staff, que foi excecional.
No dia seguinte, seguimos para o interior do país.

2 - BERAT
Berat é Património Mundial da UNESCO e é conhecida por ser a cidade das mil janelas e de facto compreende-se porquê. A vila é atravessada por um rio e de um lado e do outro existem casinhas construídas numa colina com imensas janelas, um legado Otomano. É um verdadeiro cartão-postal. É sem dúvida uma vila bastante charmosa e rústica.
Subimos até ao castelo de carro e visitámos o interior do castelo, que ainda é bastante grande. Aqui ainda moram pessoas e existem igrejas, uma mesquita, um museu e algumas lojas e restaurantes.

Seguimos para o sul do país, quase perto da fronteira com a Grécia.

3 - PERMET
No caminho para Permet, fizemos uma paragem na cidade de Tepelene, que não valeu muito a pena. Seguimos para Permet que inicialmente não constava do nosso roteiro mas que foi acrescentado por sugestão de um conhecido albanês e ainda bem porque valeu muito a pena. Aí ficamos a conhecer o rio Vjosa, e a sua história pois este é considerado o último rio selvagem da Europa.
A cidade de Permet é pequena mas vale a pena conhecer pela sua localização, pois situa-se numa colina banhada pelo rio Vjosa e rodeada por umas montanhas belissimas e gigantescas.
Aqui conhecemos os banhos termais de Benja e aproveitamos para nadar na água naturalmente aquecida.

Partimos de Permet em direção a Gjirokaster.

4 - GJIROKASTER
Cidade histórica classificada como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. Gjirokastër é uma cidade pequena e um dos exemplos raros de uma cidade Otomana. É particularmente conhecida pelo seu Bazar Antigo do tempo do Império Otomano. Aqui encontramos casinhas tipicas, várias lojas de souvenirs, restaurantes, bares e cafés. Uma atmosfera muito agradável.

De Gjirokaster fomos visitar o "Blue Eye” que está a 36km de Gjirokaster. É um parque natural com uma nascente de água de cor azul intensa, um fenómeno natural impressionante.
É preciso pagar para entrar no parque (1€) e o percurso demora cerca de 20 min para chegar à zona com água. O percurso é alcatroado com poucas sombras e tem algumas subidas e descidas, que com o calor pode tornar-se insuportável!!

No dia seguinte, viajamos para a costa, atravessando as montanhas e entramos na chamada “Riviera Albanesa”, uma linha de costa, com cerca de 130 Km, que vai desde as praias de Ksamil até à cidade de Vlorë.

5 - KSAMIL
Em Ksamil fomos logo visitar o Butrint National Park, um parque arqueológico que faz parte da lista de Património Mundial da Unesco. Habitada desde os tempos pré-históricos, a cidade de Buthrotum terá sido, segundo a mitologia clássica, fundada por exilados em fuga depois da queda de Troia.
A visita a esta cidade antiga é uma viagem através dos tempos da história, testemunhando as civilizações Helénica, Romana, Bizantina, Veneziana e Otomana.
A visita é bastante agradável e organizada, onde é possível ver as ruínas de mais de uma dúzia de edificações.

Depois da visita cultural estava na hora de finalmente experimentar as águas azulinhas da Riviera Albanesa. Escolher uma praia nesta zona é difícil pois a lista é infindável, mas depois de alguma pesquisa, escolhemos a Praia Pulbardha. A praia é relativamente pequena e está toda concessionada. Alugámos 2 espreguiçadeiras e 1 guarda-sol junto à água pelo valor de 1000 LEK (10€).

Seguimos para Sarande, mas pelo caminho fizemos um desvio para o Castelo Lëkurësi. Daqui a vista sobre Ksamil, a ilha de Corfu e Sarande é incrível. No castelo existe um restaurante/bar que estava cheio de gente. Por sorte encontramos uma mesa onde ficámos a beber um refresco e assistimos ao pôr do sol. Que momento mágico!!!

6 - SARANDE
Saranda é considerada a capital da Riviera Albanesa. É uma cidade bastante grande e cosmopolita, com uma marginal moderna, à beira mar. No entanto, a cidade pode tornar-se um pouco claustrofóbica pela intensidade de edifícios, uns em cima dos outros.
Os hotéis são imensos e por isso a escolha pode tornar-se difícil. Seguimos o conselho de A Ticket to Take Off e ficámos 2 noites no Hotel Portanova, que fica na ponta sul da cidade com acesso a uma praia “privada” e direito a 2 espreguiçadeiras e um guarda-sol, o que compensa!

Aqui aproveitamos para descansar e fazer praia. Num dos dias, por indicação de um conhecido fizemos passeio de barco. O passeio de barco foi muito agradável, fizemos algumas paragens em praias desertas e mergulhamos em alto mar. Foi um dia incrível e divertido.

Nos dias seguintes, iniciámos a nossa viagem pela Riviera Albanesa, encontrando ao longo da estrada dezenas de praias de água azul turquesa, onde fomos parando e pequenas aldeias que fazem recuar no tempo.

7 - DHERMI
Dhermi é uma dessas aldeias, uma aldeia típica localizada num ponto alto e com vistas espetaculares para o mar. Aqui ficámos 2 noites.
Num dos dias visitámos a Gjipe Beach, uma das praias mais populares da região. Esta praia é apenas acessível de barco, de 4×4 ou por uma longa caminhada de 20-30min com um piso irregular, que foi o que fizemos. Mas valeu a pena, pois era um verdadeiro paraíso. O motivo para esta praia ser tão popular é a paisagem de fundo que tem um canhão montanhoso que é possível explorar a pé. É realmente impressionante.

O dia seguinte foi passado entre mergulhos na Drymades Beach que é mais uma praia de pedrinhas e mar azul turquesa. Esta foi uma das nossas preferidas. A praia é bastante extensa, fácil de estacionar e muito agradável.

Durante a tarde tivemos que regressar a Tirana e por isso metemo-nos pela estrada até Vlore, passando no Llogara Pass, que é a estrada que está integrada no Parque Nacional de Llogara e que serpenteia as Montanhas Ceraunian ao longo da Riviera Albanesa. Há uma parte da estrada que é um verdadeiro zig-zag mas as vistas são deslumbrantes. A viagem até Vlore ainda é grande. Em Vlore fizemos uma pequena paragem à beira de uma praia para apreciar a paisagem que é bastante bonita e depois seguimos para Tirana.

DICAS:
- ter sempre dinheiro, pois não são aceites pagamentos com cartão em praticamente lado nenhum (100LEK=1€)
- os levantamentos nas caixas de multibanco cobram taxas altíssimas mesmo com cartão Revolut
- a maioria das praias têm pedrinhas, por isso, são aconselhados sapatos de água para não magoar os pés

Albânia é um país seguro com belezas naturais incríveis e com um povo muito simpático. É um país que oferece a perfeita simbiose entre cultura, natureza e praia. As praias são simples e rústicas que apesar de serem concessionadas ainda continuam praias simples. A comida é muito saborosa. É uma junção de comida grega e italiana. Os albaneses são um povo muito simpático e muito acolhedor.

É sem dúvida um país com imenso potencial e que ainda não foi entregue ao turismo em massa, mas já não falta muito tempo!