Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Já lá vão 30 anos

Foi há 30 anos que desapareceu, na minha opinião, um dos maiores músicos de sempre - Ian Curtis, vocalista dos Joy Division.

Foi naquele fatidico dia, 18 de maio de 1980, que Ian Curtis se enforcou na sua cozinha, desaparecendo, para sempre, pelo menos fisicamente. Sim, fisicamente, pois o seu nome, a sua música, e todo o seu legado, perpetua ainda hoje, e influencia determinantemente a maior parte das bandas de hoje em dia, desde os Interpol aos Bloc Party, passando pelos Editors, Mount Sims ou The National, que incorporam claras influências do grupo nascido em Manchester no final dos anos 70.

Curtis inicialmente fundou os "Warsaw", que em seguida passou a chamar-se "Joy Division", a primeira banda do movimento que seria conhecido como pós-punk e tornou-se assim, um mito!
Após o seu desparecimento, os 3 elementos remanescentes formaram os "New Order", pois antes da morte de Ian Curtis, os elementos da banda tinham feito um pacto: caso alguém saísse, os restantes membros mudavam o nome do projecto e assim nasceu os "New Order".

Sem comentários: