Pesquisar neste blogue

sábado, 4 de junho de 2011

Passeio pelo Alentejo


Mais umas férias e desta vez, decidimos passar as férias cá dentro. Afinal, Portugal é maravilhoso e com imenso para ver.
Para além de paisagens lindas, todos os sítios têm história e a comida é a melhor do mundo. Então, porque não explorar o melhor que o nosso país tem?
E assim foi, eu, a minha irmã e a Salete optámos por ficar cá dentro e a região eleita foi o Alentejo.

Partimos de carro de Lisboa em direcção a Évora.
1º dia - Évora
Cidade muralhada cheia de história e de encanto. Pernoitámos no hostel Sant'Antão na Praça de Giraldo. Muito bem localizado e com boas condições.
Iniciámos a visita à cidade pelo Jardim Botânico, onde está o Palácio de D. Manuel. Seguimos para a Capela dos Ossos, visitámos as igrejas, a Catedral, os Palácios e obviamente o Templo de Diana, que se ergue desde o século I d.C. Percorrémos as ruas e ruelas medievais que possuem muito encanto. Sem dúvida, é uma cidade encantadora, cheia de vida e de animação.
2º dia - Portel, Vidigueira, Ruínas S. Cucufate, Cuba, Beja.
Saímos de Évora por volta das 12h e partimos pelo IP2 em direcção a Portel. Em Portel, parámos para visitar o castelo, que é enorme e cujas muralhas estão praticamente intactas. No entanto, o inteior está um bocado abandonado. É uma pena! Mas foi o que mais constátamos ao longo de toda a nossa viagem, que o nosso Património histórico está completamente ao abandono e isso entristeceu-nos bastante. Enfim, mais uma daquelas políticas que não perecebemos!!
Acabámos por almoçar nesta localidade e depois seguimos para Beja, passando pela Vidigueira e Cuba.
Chegámos a Beja, por volta das 17h. Aí permanecémos na pousada de juventude.
Visitámos o castelo que já estava fechado, no entanto, andámos a explorar a cidade percorrendo as suas ruas e ruelas também muito pitorescas e a relaxar numa esplanada.
3º dia - Serpa, Pias, Moura, Barragem do Alqueva, Reguengos de Monsaraz, Monsaraz, Mourão.
Saímos de Beja pela manhã, rumo a Serpa. Em Serpa visitámos as muralhas, que ainda possui alguns importantes panos de muralhas. Pareceu-nos uma cidade pacata, aninhada dentro da sua muralha, e com um encanto único que tão bem caracteriza o alentejo.
De seguida passámos por Pias, Moura, onde parámos para almoçar e visitar a cidade.
Esta por sua vez estava bastante movimentada. Mais um castelo, e este estava em recuperação, por isso não deu para visitar.
Continuamos a viagem, vislumbrando sempre paisagens magnificas de campos e campos dourados pontuados. Surge entretanto o rio Guadiana que começa a serpentear os campos, até que nos deparámos na Barragem do Alqueva, a maior barragem da Europa e que torna a paisagem bastante agradável.
Daí vamos para Reguengos de Monsaraz e finalmente Monsaraz.
Lá foi a surpresa total. Ergue-se no alto uma vila medieval cercada por muros. Interessantíssima! As ruelas, as casas, os cafés e as lojinhas de artesanato, todas com uma vista fabulosa. Absolutamente encantador!
Próxima paragem foi Mourão, que também possui um castelo imponente, mas que está, mais uma vez, completamente abandonado. Uma pena!!
Dali fomos para o nosso pequeno "paraíso" onde pernoitámos no "Monte Falperras". Um verdadeiro paraíso, delicioso e onde recarregámos as baterias.
4º dia - Redondo, Estremoz, Borba, Elvas, Badajoz.
Saímos de manhã, após um pequeno-almoço maravilhoso e rumámos para norte em direcção a Estremoz. Cortámos a Serra D'Ossa, passámos pelo Redondo e parámos em Estremoz. Ainda chegámos a tempo da feira de artesanato que é realmente uma feira digna de se ver. Depois de almoço fomos dar um passeio pela cidade, subimos ao castelo e visitámos a capela da Rainha Santa, que segunda a senhora, que nos abriu a porta, foi em tempos o quarto dela. Entrámos na pousada (soberba!) e subimos à Torre de Menagem que possui uma vista espectaular.
De seguida, passámos por Borba e fizémos uma paragem em Elvas e Badajoz. Elvas revelou-se uma cidade muito grande mas um pouco suja e desprezada. Badajoz, por sua vez uma verdadeira metrópole. Porque será estas diferenças??
5º dia - Vila Viçosa, Alandroal, Terena, Évoramonte
Partimos para Vila Viçosa de manhã e visitámos o palácio ducal onde viveram reis e rainhas de tempos passados, e que revelou-se extraordinário!
Ao visitá-lo é possível imaginar o ambiente familiar que ali se viveu. Cada uma das divisões tem uma história para contar. Vale mesmo a pena!
Ainda nesta vila visitámos o Castelo e o Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, que se situam dentro dos muros medievais do castelo.
Depois de Vila Viçosa fizémos uma paragem no Alandroal para almoçar e uma paragem em Terena para visitar o Castelo, que se vislumbra belo ao longe mas à medida que nos aproximamos vamos nos aperecbendo da detrioração.
No caminho já para Lisboa, parámos em Évoramonte, que também possui um castelo lindíssimo, que se ergue imponentemente lá no alto.
De lá partimos para Lisboa, terminando assim a nossa viagem por esta região de Portugal.
Esta viagem pelo Alentejo foi inesquecível onde vimos paisagens assombrosas, de campos dourados pontuados por oliveiras e sobreiros, cidades e aldeias históricas aninhadas junto a muralhas medievais, aliado a uma gastronomia única e deliciosa.

Sem comentários: