Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Moinhos de Vento de Penacova



Hoje fui à descoberta dos moinhos de vento no concelho de Penacova, e mais uma vez pude constatar que temos um património cultural vasto e com imenso potencial e que nada fazemos para o enaltecer, pelo contrário, desprezamo-lo completamente.

O Concelho de Penacova possui actualmente um dos maiores núcleos molinológicos do país, encontrando-se espalhados pelas Serras da Atalhada, Aveleira e Roxo, Gavinhos, Paradela de Lorvão e Portela da Oliveira.


Não pude ir visitar todos mas o que verifiquei é que a maior parte dos moinhos estão abandonados ou degradados. É uma pena!

Comecei pelos moinhos de Gavinhos




Aqui existe um grande número de moinhos e alguns em estado bastante degradado, mas onde parece estar a ser efectuado um trabalho de recuperação.


O local é muito bonito, bastante alto e com uma bela paisagem em redor.


Aqui foi também construído um monumento com a imagem do Imaculado Coração de Maria e existe também a A.A.M.L. de Gavinhos que serviu de reduto para o belo almoço.


Segui para os moinhos da Aveleira, que se situam dentro da aldeia, são em menor número e cuja estrutura se assemelha aos outros.


De seguida, visitou-se o moinho de Roxo. Aqui apenas visualizei um, que estava em boas condições.


Tive pena de não conseguir visitar outros moinhos, nomeadamente os da Serra da Atalhada, pois tenho ideia que serão os mais bem conservados.


Contudo, os caminhos nem sempre estão bem assinalados e acaba-se por perder muito tempo à procura dos sítios, e por isso não deu para fazer a rota toda. Mas já deu para perceber que existe uma grande tradição molinolígica nesta região, e tenho esperança que um dia possamos cuidar melhor de todas estas heranças culturais.


Aconselho a visita...

Sem comentários: