Pesquisar neste blogue

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Ao volante pelo País Basco


Nestas férias, ao longo de 5 dias eu, a minha irmã e a Mafalda, agarrámos na trouxa e no carro e partimos à aventura pelo Páis Basco. Sim, a viagem foi longa e cansativa, com várias paragens, mas sem sombra de dúvida que valeu a pena. Foram 5 dias cansativos e fatigantes mas cheios de surpresas agradáveis e inesquecíveis.

Dia 1 - Chegámos a Pamplona e atracámos no nosso belo alojamento. Nada mau. Um aparatemtno só para nós com acomodações excelentes e mais importante...barato.

Dia 2 - Visitámos a cidade, que revelou-se ser bastante agradável e interessante, mas confesso que nas festas de San Firmin é que valerá a pena!! Percorremos as ruas e imaginamos a emoção e adrenalina que deverá ser com os touros à solta!!
Visitámos ainda uma aldeia fantástica não muito longe de Pamplona e que valeu pelo seu castelo medieval e que se chama Olite. No caminho de volta, tropeçámos sem querer em Tafalla, que se encontrava em festa, e que coincidentemente com Pamplona, tratava-se, segundo os populares, de um "mini San Firmin". Então, a paragem tornou-se obrigatória e infiltramo-nos na festa, como era de esperar!
Dia 3 - Visita a Bilbao e ao Museu Guggenheim. A visita a este museu, revelou-se ser uma surpresa, pois trata-se de um museu diferente de todos que já visitei. Acho que a palavra certa para este museu é...Enigmático! E claro, a sua beleza exterior é indescrítivel.
Da parte da tarde, viajámos pela costa do País Basco e tenho a dizer que foi ...fabuloso.
Dia 4 - Atrevemo-nos e fomos até à França. Visitámos as praias locais, como Biarritz e St Jean de Luz. Muito sol e calor, mas como tinhamos um longo caminho pela frente, não deu para mergulhar naquelas belas águas do cantábrico, com muita pena minha. Mas valeu pelas vistas.
Já em Espanha, no caminho para San Sebastian, parámos em duas localidades bem recônditas mas fantásticas com uma beleza inigualável - Hondarribia e Pasaia-Donibane. As imagens falam por si.




(Hondarribia)

(Pasaia-Donibane)
Finalmente, chegámos a San Sebastian, esse grande cidade. E chegámos no dia certo, pois nem de propósito, a cidade encontrava-se em festa. Que rica coincidência! Mais uma vez, pousámos a tralha na pousada e fomos explorar a cidade. Espectacular!! E claro, mais uma vez, juntámo-nos à festa!

Dia 5 - Regresso a Portugal, portanto, uma longa viagem! No entanto, pelo caminho, ainda fizémos uma perninha a Salamanca. Mais uma grande cidade. Deixámos para trás Espanha e entrámos no nosso Portugalito, que tanto gostámos, mas que todas sabemos que pode ainda ser ainda muito mais!!
Bela viagem esta pelo País Vasco. Não acham?

Sem comentários: