Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 17 de março de 2010

Passeio Cultural por Coimbra

Finalmente o sol brinda-nos com os seus raios calorosos e os dias tronam-se mais agradáveis e aprazíveis. A vontade de estar em casa começa a ser nula e só nos apetece evadir-nos de casa. Pois assim foi no domingo. O sol estava radiante, um dia magnifico e então decidi fazer um passeio cultural por Coimbra. E ao contrário do que muitas pessoas pensam, esta cidade tem muita cultura para nos oferecer, no entanto, nem sempre estamos dispertos para ela. Estava indecisa entre o Museu Machado Castro e o Convento de Santa Clara-a-Velha. Fiz uma breve pesquisa na net e descobri que o Machado Castro está encerrado até o dia 29 de março para novas obras! O que tem sido um hábito ultimamente! Então, ficou definido que seria o convento.
Convento ou melhor o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, que reabriu as suas portas ao púbico em Abril do ano passado, depois de ter estado vários anos submerso em água devido às cheias do rio mondego que levou à sua ruína e abandono.

Depois de muitos anos de requalificação e recuperação, finalmente surge o mosteiro recuperado com um centro interpretativo que acolhe "a história do sítio", enquadrado num edificio muito agradável, com funções museológicas, dotado de um auditório, salas de exposições, uma loja e uma cafetaria.
A visita tornou-se bem interessante, onde aprendi algumas coisas, no que diz respeito à história e modo de vida, que as freiras clarissas levavam no mosteiro. Foi, bem dizendo, uma tarde muito bem passada.
É de louvar todo o empenho que foi feito na revalorização deste monumento histórico português, pois torna a nossa história cultural mais rica.

Sem comentários: