Pesquisar neste blogue

sábado, 16 de maio de 2015

Momento Cultural


No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus, a entrada na Casa Museu Bissaya Barreto é gratuita e por isso resolvi aproveitar para visitá-la. 



Esta casa foi outrora a residência do Prof. Doutor Bissaya Barreto, ilustre Médico-Cirurgião, Professor da Faculdade de Medicina de Coimbra e responsável pela criação de uma grande obra social no centro do país.

Na Casa-Museu podemos apreciar a própria beleza arquitectónica exterior do edifício, tipicamente português de D. João V, assim como a beleza das salas interiores.

Dentro da casa encontramos varias peças reunidas por Bissaya Barreto ao longo de 50 anos. Existem colecções de azulejos portugueses, porcelanas da Companhia das Índias e pintura contemporânea portuguesa. Assinam obras do naturalismo português pintores tão reputados como José Malhôa, Fausto Gonçalves, Souza Pinto, Fausto Sampaio, Simão de Veiga, João Reis, entre outros. 




No exterior o jardim afigura-se como um pequeno refugio com um espaço cénico, ornamentado por várias esculturas e os muros forrados com azulejo.














Sem comentários: