Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 6 de junho de 2022

Fim de semana no Porto


Já tinha estado algumas vezes no Porto, mas a maioria das vezes de passagem e sem nunca ter tido oportunidade de visitar a cidade com a merecida atenção. Então, desta vez resolvi descobrir mais esta cidade.

Durante a minha escapadinha no Porto visitei alguns dos pontos principais da cidade que ainda não conhecia.

Fiquei no Stay Hotel Centro Trindade, em pleno coração da baixa, com uma excelente localização, pois fica perto da estação Trindade e com uma boa relação qualidade/preço.

Comecei pelo centro da cidade, ou seja, a Praça da Liberdade, mais conhecida como Avenida dos Aliados.
Seguindo o passeio fui encontrando igrejas com fachadas forradas a azulejo que se destacam pela sua beleza. A Igreja das Almas é uma delas. Localizada na esquina entre a Rua de Santa Catarina e a de Fernando Tomás, esta capela possui uma das paredes mais instagramáveis da cidade, pois é considerada por muitos a mais bonita da cidade do Porto.
Outra igreja deslumbrante no Porto é a Igreja do Carmo, igualmente forrada com azulejos e que se destaca também pela sua beleza singular.
Estação Ferroviária de São Bento é outro edifício igualmente imperdível, considerada uma das mais belas do mundo. É claro que aqui aproveitei para entrar e apreciar os magníficos painéis de azulejos que decoram o átrio de entrada.
Seguiu-se a Sé Catedral do Porto que domina a parte velha da cidade. Do terreiro da Sé pode-se apreciar as magníficas vistas sobre os telhados do casario portuense, a Torre dos Clérigos, o rio Douro e Gaia.
Passei também pela Ponte D. Luís I, uma das pontes mais bonitas do mundo e o verdadeiro cartão de visita da cidade. A ponte tem uma passagem superior e uma inferior, a superior destina-se à passagem do metro do Porto e a inferior à circulação rodoviária. Tanto na parte superior como inferior existem passagens pedonais. Atravessei o rio pelo tabuleiro superior onde as vistas sobre o Rio Douro e sobre a ribeira do Porto e Gaia são soberbas.
Segui o tabuleiro passando pelo Miradouro da Serra do Pilar e fui dar ao Jardim do Morro, onde o ambiente é absolutamente descontraído e delicioso. Terminar aqui o dia e assistir ao pôr-do-sol é indescritível.

A cidade do Porto é realmente uma cidade bonita e descontraída. Ficou ainda muito por descobrir, pois há ainda muito por desvendar acerca do Porto...mas terá que ficar para uma próxima escapadinha.

Sem comentários: