Pesquisar neste blogue

terça-feira, 27 de maio de 2008

90 anos!!...

Hoje vou reflectir acerca do que é ter 90 anos. Ontem fui à festa de aniversário da minha avó que fez precisamente 90 anos. E eu pergunto: O que significará ter 90 anos? Segundo a minha avó, é uma bênção de Deus, apesar de o dizer com alguma tristeza, pois ela queria ter todas as faculdades que tinha, nomeadamente a sua visão que a diabetes há já algum tempo venceu. Será que é uma benção ter 90 anos? Não sei, talvez seja, pois chegar à idade da minha avó e ser praticamente independente em todas as suas actividades de vida, é realmente um milagre!! Mas se não fosse assim, será que era?
Quando olho para a minha avó, penso no trajecto de vida dela e tento imagnar por tudo o que já viveu e assistiu ao longo dos tempos. Nasceu em Maio de 1918, ou seja, no inicio do século XX e por isso passou por grandes acontecimentos ao longo do século. Em termos históricos, assistiu a 5 grandes guerras: o rescaldo da I guerra mundial, a II guerra mundial, a guerra fria, guerra no vietname e finalmente a guerra no iraque; vivenciou a ditadura de Salazar no seu auge e assistiu à prepotência de outros temíveis ditadores da nossa história: Estaline, Adolf Hitler, Franco, Mussolini, Mao Tsé-tung mas ao mesmo tempo, também dos idealistas como Ghandi, Ché Guevara e Martin Luther King. Será que ela aperecbeu-se sequer deste infortúnio e fortúnio? Acho que não! Enquanto crescia e trabalhava arduamente, o mundo girava e fervilhava intensamente, com tragédias (o holocausto, a bomba atómica, chernobyl) e com grandes acontecimentos (surgimento da TV, queda do muro de Berlim, os Beatles, o nascimento da UE, a libetação de timor-leste), mas ela talvez nem sequer se tenha dado conta, pois tinha uma família numerosa para criar (14 filhos) o que lhe ocupava o tempo todo e compreende-se porquê!!
Pois é, ter 90 anos pode significar muita coisa e para mim significa ter muitos anos de vida e ter assistido a quase um século inteiro de acontecimentos, onde a soberba do Homem foi sempre maior que tudo, mas que ao final de contas em nada valeu pois tudo acaba. Espero que a minha avó consiga ainda viver uns valentes anos para poder assistir a muito mais, dando-nos o testemunho de uma mulher guerreira e vencedora ao longo destes tempos.
Parabéns avó...

1 comentário:

baixinha disse...

Que homenagem bonita e sentida.
Deixa-me dizer-te que a tua avó tem muita sorte em poder ainda aos 90 anos poder gozar das suas faculdades...mas os mais sortudos são ainda os seus filhos e netos que podem gozar a sua companhia. A companhia de uma avó é do melhor que se pode ter.
Nunca deixes de aproveitar esses momentos... confia em mim... não há nada melhor.