Pesquisar neste blogue

domingo, 26 de setembro de 2010

Lomografia

Ultimamente tenho-me debruçado sobre o tema Lomografia. Fiquei curiosa sobre o tema e andei a pesquisar tudo o que havia sobre este assunto, até que fiquei mesmo com o "bichinho".
Lomo é a sigla de Leningradskoye Optiko Mechanichesckoye Obyedineni que traduzido do russo significa União de Óptica Mecânica de Leningrado, uma empresa fabricante de equipamentos ópticos na Rússia.
A Lomo é uma máquina fotográfica compacta e analógica que surgiu em 1982 durante a Guerra Fria. A União Soviética tinha interesse político na época de divulgar o estilo de vida das famílias e, para isso, criaram uma máquina leve e fácil de usar, e distribuiram-na por todas as casas e famílias que deveriam fotografar o seu dia-a-dia.
A “Lomomania” propriamente dita começa em Praga em 1991, quando dois jovens vienenses, de férias na capital da República Checa, descobriram a máquina Lomo. Começaram então a fotografar tudo, muitas vezes sem sequer olhar através da objectiva. De regresso a casa, o fascínio dos dois fotógrafos pela cor, a luz e a qualidade das imagens (focadas ou desfocadas) foi tão contagioso que rapidamente a moda das Lomos se espalhou.
O estilo fotográfico ganhou enorme sucesso por causa das suas imagens impressionantes.
O que mais me cativa nas fotos são as cores supersaturadas, os efeitos, como as sobreposições e a espontaneidade.

Para os lomógrafos existem dez regras básicas:

1. Leva a tua Lomo onde quer que vás.
2. Usa-a a qualquer hora do dia ou da noite.
3. A Lomografia não interfere na tua vida, faz parte dela.
4. Fotografe sem olhar no visor.
5. Aproxima-te o máximo possível do objecto a fotografar.
6. Não penses...lomografa.
7. Sê rápido.
8. Não precisas de saber antecipadamente o que fotografaste.
9. Nem depois.
10. Não te preocupes com quaiquer regras.


Depois de tudo isto, ontem resolvi ir à embaixada lomografíca em Lisboa e comprei a minha Diana F+!!!



Pus-me logo a fotografar na baixa de Lisboa, e a colocar os meus dotes lomográficos em prática. Por isso, já é oficial, faço parte da Lomomania. Agora, é só lomografar...
Em breve, mostrarei o resultado dos meus ensaios...

Sem comentários: