Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 4 de julho de 2008

4 de julho


É o dia da cidade de Coimbra, porque se comemora o dia da morte da Rainha Santa Isabel - Padroeira da cidade.
Coimbra pára, para ver a sua Rainha atravessar a ponte de Santa Clara! Exactamente como se pressupõe que D.Isabel terá feito inúmeras vezes, desde o Paço do Convento de Santa Clara!
As festas incluem vários espectáculos, exposições, feiras de gastronomia e artesanato, provas desportivas e muita animação. O seu ponto alto é a procissão solene em honra da Rainha Santa, em que o andor percorre as principais ruas da cidade entre a Igreja da Graça e o Convento de Santa Clara–a-Nova.
Isabel faleceu em Estremoz, em 4 de Julho de 1336, tendo deixado expresso em seu testamento o desejo de ser sepultada no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, no entanto, com a invasão progressiva do mosteiro de Santa-Clara-a-Velha de Coimbra pelas águas do Mondego, houve necessidade de construir um mosteiro novo (Santa-Clara-a-Nova) no séc. XVII, para onde se procedeu à transladação da Rainha Santa e, onde ainda se econtra.
Estas festas contam ainda com um fogo de artificio fenomenal que vale a pena assistir, com Coimbra e toda a sua história, como pano de fundo.

1 comentário:

baixinha disse...

As festas de Coimbra são belas, mas com os aumentos dos preços das celebrações religiosas tou pra ver o preço de ingreço na procição da santa.